Administração de Três Passos participa de Assembleia Geral Ordinária da Assuipassos

11/12/2023 | Por: Christian Baum

Na noite desta segunda-feira, 04/12/23, a Administração Municipal de Três Passos esteve participando da Assembleia Geral Ordinária da Assuipassos - Associação de Suinocultores de Três Passos no Rancho da Granja Suirenz, em Linha Turvo. Estavam presentes o Prefeito Arlei Tomazoni, Secretário Municipal da Agricultura, Luís Dietrich, Secretário dos Transportes, Claudemir Senker, representantes do Sicredi e Presidente do Sindicato Trabalhadores Rurais de Três Passos Erhardt Araldo Hepp.

Durante a assembleia diversos assuntos foram tratados entre os associados juntamente com o Presidente Jader Renz, Vice Márcio Kochemborger, e demais membros da diretoria.

Na oportunidade o prefeito Arlei fez um relato através de um painel com números e fotos dos diversos investimentos que a atual gestão vem realizando ao longo dos últimos, anos destacando que entre 2021 e 2023, foram efetivados investimentos recordes no setor agropecuário, tais como a remodelação das leis de incentivos, criação de novas leis de incentivo, reorganização da legislação e reestruturação do SIM - Serviço de Inspeção Municipal.

Também foi citada a adesão do Município ao Susaf - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte e permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul.

O incentivo à permanência no meio rural e recuperação das estradas e pontes do interior foram outros assuntos abordados durante a apresentação. Arlei lembrou que foram mais de 30 pontes reformadas. Pontes feitas de concreto na Linha Católica em parceria com Crissiumal. O investimento foi de R$ 200 mil para cada Município. Duas pontes de concreto foram construídas sobre o Rio Lajeado Grande, na Barra do Santo Antônio e a outra no Baixo Erval Novo, na Sanga Gross, numa parceria entre Três Passos e Crissiumal. Investimento de R$ 245.600.00 pra cada município.

Foi destaque na apresentação desta segunda-feira, o calçamento comunitário em Alto Erval Novo, construção da quadra da Escola Wally Elisa Hartmann em Alto Erval Novo. E a escola do Campo José de Anchieta que foi Municipalizada recebendo investimentos, antes com 78 alunos e hoje com 152 matriculados. Foram centenas de quilômetros recuperados com serviços de patrolamento, colocação de cascalho, uso de rolo compactador e alargamento. Colocação de aproximadamente 820 tubos de concreto para escoar água e preservar a via. Terraplanagens para o setor agropecuário, bebedouros, e melhorias em acessos de propriedades rurais e compra de máquinas.

Arlei ainda falou sobre o FAPER, fundo municipal de apoio ao desenvolvimento dos pequenos estabelecimentos rurais, redes de água, abertura de 09 poços artesianos. Comentou sobre o bolsa de estudos rurais, criação de novas vagas para médicos veterinários e o programa de manutenção na agropecuária de três passos - Promat, que repassa recursos aos empreendedores agropecuários legalmente estabelecidos no Município de Três Passos, como forma de auxílio na manutenção da atividade no campo e geradora de arrecadação de ICMS – Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. E por fim, o prefeito de Três Passos lembrou dos investimentos feitos nos programas: Pró aves, Pró Peixes e Pró Mel, dentre outros.

Ao final do encontro os associados da Assuipassos e Administração Municipal trocaram ideias e estreitaram laços numa forma de trabalhar juntos para o fortalecimento da agricultura de uma forma geral. Arlei agradeceu o convite e disse que “O executivo municipal segue trabalhando para crescimento das atividades do campo e está a disposição de todos para troca de ideias e sugestões,” finalizou.