Administração participa de inauguração da ampliação do CDI do Hospital de Caridade de Três Passos

04/12/2023 | Por: Christian Baum

A ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital de Caridade de Três Passos foi inaugurada em uma solenidade realizada no dia 02 de dezembro, naquela casa de saúde.

O novo espaço do CDI foi viabilizado com investimento do Orçamento Impositivo de 2021, que é o instrumento pelo qual os vereadores têm espaço para apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), indicando recursos do Município para determinadas ações de seu interesse. Neste caso, a indicação partiu dos vereadores da Bancada do PSDB: Ingomar Santdner, Jair Locatelli, Nader Ali Umar e suplente Osvaldir Urnau; e com apoio da Bancada do MDB:  Daiana Bald e suplente João Thiesen; e da Bancada do PP: João Boll.

O valor destinado à ampliação foi R$ 280.915,35 com contrapartida do Hospital de Caridade de R$ 461.313,61. Rememoramos que os vereadores citados acima, também destinaram, do Orçamento Impositivo de 2021, o recurso de R$ 187.276 para a obra da estrutura metálica da entrada da Casa de Saúde.

Em seu pronunciamento na inauguração, o vereador Jair Locatelli, líder da bancada, disse que o intuito da indicação das emendas é para fortalecer o Hospital de Caridade, que poderá proporcionar um atendimento de melhor qualidade aos seus pacientes. “Agradeço a atual Administração Municipal por cumprir a realização das emendas de todos os vereadores”, destacando que “o que não acontecia na gestão anterior, mesmo o prefeito e o vice sendo da saúde”.

O presidente, Marcos Bohn, agradeceu a indicação dos recursos e o empenho da Administração atual, a qual sempre atende as reivindicações e se coloca à disposição.

O vice-prefeito, Rodrigo Ipê, enfatizou que “o nosso hospital em menos de três anos não é mais o que era”, disse ele se referindo a crise pela qual a associação vinha passando até então, acrescentando que “obras ainda estão em andamento, o que o tornará ainda melhor”, finalizou. Já o prefeito, Arlei Tomazoni, disse que a gestão municipal tem dado todo o apoio necessário ao hospital e agradeceu o empenho dos vereadores que destinaram os valores do Orçamento impositivo. Ele ressaltou o trabalho que a diretoria do Hospital de Caridade vem realizando, inclusive, com os repasses, manter a folha de pagamento em dia. Ainda disse que “esta iniciativa vai ampliar o número de atendimentos à população local e regional, suprindo a demanda”, disse.

O CDI proporcionará diagnósticos rápidos, precisos e seguros, com foco especial no atendimento. O Centro de Diagnóstico por Imagem é um modelo de medicina diagnóstica que tem como objetivo fornecer o acesso da população a exames de Raio-X, com laudo e sem laudo, Mamografia, Ultrassom e Densitometria Óssea e outros com melhoria dos equipamentos.

Com a aplicação dos recursos, a área, agora está adequada da RDC nº 50 exigida pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que são as normas técnicas da Vigilância Sanitária em edificações. A área total da sala é de 79,71 m², sendo assim um local mais amplo, proporcionando melhorias necessárias na acomodação dos pacientes que necessitam realizar exames, maior qualidade oferecida pelo serviço de saúde hospitalar, possibilitando aumentar o número de exames realizados pelo Hospital de Caridade.

Da Administração Municipal, também estiveram presentes os secretários de Saúde, Maria Helena Krummenauer, Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso; Assistência Social, Rosane Antunes do Nascimento; Planejamento, Vertner Quinot Both; Agricultura, Luis Dietrich, Secretária Administração Cristiane Seidel, Diretoria do Hospital em nome do Presidente, Marcos César Bohn, Administradora Leila Klein Bender, demais integrantes,  colaboradores do Hospital e a Astrecris que também colaborou com doações.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024