Trespassense integra a Academia de Letras do RS

27/11/2023 | Por: Christian Baum

Na noite de 24 de novembro, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, aconteceu a diplomação da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (ALMURS), dando posse aos novos integrantes da instituição.

Nesse seleto grupo, está o trespassense, Dalmiro Volnei Silva, que passa a ocupar a cadeira 291 na Academia. Formado em Sociologia, Teologia e História, o novo integrante da ALMRS é pós-graduado em Ciências Sociais e em EAD.

Publicou sete obras: Biografia de Osvaldo Afonso Bender (2019), Os Bravíssimos Camilotti (2020), Biografia de Walter Bündchen (2021), Biografía de Nelcio e Elite Giovanella (2022), Renascer e Reconstruir (2022), Família Ullmann (2023) e Biografia de Manuel Antônio Falcão (2023). Ainda estão em desenvolvimento outras sete obras que eternizam a história de famílias, como de Valdir Bündchen.

A maioria de seus livros são voltados a bibliografias de famílias e sobre este trabalho, ele destaca que quer “continuar a desenvolver o conhecimento nesta área, justo para dar a oportunidade para que pessoas, grupos, famílias, possam resgatar suas histórias”, acrescentando que “entendo também que vivemos em uma crise de identidade, a síndrome do esquecimento, pois poucos se interessam hoje pela história de nossos antepassados”, ressaltou Dalmiro.

O mais novo integrante da academia, salienta que resgatar e escrever a história de nossos ancestrais, é um dos legados mais belos e dignos que poderíamos deixar para as gerações que estão chegando finaliza dizendo que “é isso que venho buscando, é isso que ofereço para as pessoas, isto é, contar sua história e assim poder dar minha contribuição para a sociedade onde vivo”, disse.

Nascido em Santo Augusto, filho de Erany Silva e Dalgiza Silva, Dalmiro, 64 anos, reside em Três Passos desde 1979, onde formou sua família.  Casado com Anaclete Maria Kochemborger, tiveram duas filhas, Silvana Andreia e Lara Vanessa, e tem a netinha Maria Luiza Silva.

A Administração Municipal de Três Passos parabeniza Dalmiro, destacando a satisfação de um trespassense fazer parte deste seleto grupo de pessoas, que incentivam as Letras e a produção literária no Estado.