Administração Municipal comemora zeramento do déficit de vagas na Educação Infantil

12/01/2016 | Por: Elenara de Oliveira

Com 08 creches, Três Passos garante educação infantil para todas as crianças inscritas do município

A Administração Municipal de Três comemora o zeramento do déficit de vagas na Educação Infantil pelo segundo ano consecutivo. Com isso cumpre mais uma meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e também do Plano Municipal de Educação, aprovado em agosto de 2015.

Este avanço na Educação Infantil se dá devido à construção e ampliação de espaços escolares, uma meta estabelecida no Plano de Governo da atual Administração Municipal, conforme aponta o prefeito Municipal, Zé Carlos Amaral.

Para zerar o déficit de vagas, o Município de Três Passos precisou investir em educação, se reorganizando com planejamento e estratégias. Construiu duas novas creches, a Dona Wanda e a Elson Severnini, que possibilitou a abertura de 220 novas vagas entre os anos de 2014 e 2015, e adquiriu a Lápis de Cor, que era das Irmãs. Além disso, investiu na reforma e ampliação da Vovó Paulina, e a mais recente, Tia Mercedes.

Também, adaptou e reorganizou os espaços escolares, o que acarretou na criação de novas turmas, passando de 750 crianças atendidas em 2015 para 800 em 2016.

Todo este investimento na educação, teve o reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado do RS, que homenageou em 2015 o Município, pela atuação destaque no atendimento à educação infantil no ano de 2014.

O prefeito Municipal, que neste mês também está respondendo como secretário de Educação interino devido as férias da secretária Neiva Becker, ressalta entre tantas coisas que a garantia de vagas para todas as crianças na Educação Infantil, possibilita que os pais consigam trabalhar.

“Além desta importância social que garante as famílias estarem no mercado de trabalho, não podemos esquecer à importância pedagógica, onde a educação infantil corresponde a primeira etapa da educação básica, sendo assim, a criança fazendo parte dela desenvolve-se plenamente, pois é na primeira infância que se dão as aprendizagens mais significativas que serão levadas por toda a vida”, finaliza o prefeito.

Duas importantes obras para a educação serão inauguradas nas próximas semanas, anunciou o prefeito, a Central de Transportes que vai proporcionar a reorganização da frota escolar e a quadra de esportes do Bairro Santa Inês, um importante local de lazer para os moradores.