Executivo envia ao Legislativo Projeto de Lei para aquisição de área ao lado da JBS

20/11/2023 | Por: Christian Baum

- Objetivo da iniciativa é expansão industrial, habitacional e infraestrutura-

A Administração Municipal de Três Passos enviou para a Câmara de Vereadores, no dia 16 de novembro, o Projeto de Lei nº 159/2023, com a finalidade de obter autorização para aquisição de 17 lotes de área, ao lado do Frigorífico da JBS, onde estava localizada a antiga ADM. O objetivo da aquisição é para desenvolver ações dentro do programa “Acelera Três Passos”, que visa o desenvolvimento econômico do Município em três esferas: Industrial, Habitacional e Infraestrutura Urbana e Rural.

Ao todo, os lotes compreendem uma área de 323.116,86m² (32,3169 ha), que está avaliada sob menor valor em R$ 11.794.000,00. O pagamento do montante de aquisição será ajustado com uma entrada no valor de R$ 2.794.000,00 (dois milhões e setecentos e noventa e quatro mil reais), para pagamento em 2024, mais 60 parcelas mensais, consecutivas, de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), acrescidas de juros de 0,5% ao mês e atualização monetária com base no percentual da variação mensal do INPC.

Os imóveis pertencentes à empresa Bom Plano Imóveis, tiveram a avaliação feita conforme as normas da ABNT e às exigências do Tribunal de Contas do Estado, feita por engenheiro habilitado, via licitação, e serão destinados à atividade industrial, habitacional e área verde. Os recursos para sua aquisição serão atendidos por meio de receitas próprias ou por créditos especiais e suplementares que forem autorizados por meio deste Projeto de Lei.

Por entender a importância de questões como esta, devem ser amplamente debatidas com a comunidade, a Administração Municipal de Três Passos, apresentou em audiência pública no dia 26 de outubro, o Programa Acelera Três Passos, bem como, a intenção de aquisição da referida área.

Na ocasião, a ideia foi bem aceita pela comunidade e empresários que entenderam a necessidade de investir para expandir o comércio, construção de moradias populares e infraestrutura em uma área estratégica localizada no centro de Três Passos.

Com relação a este assunto o prefeito, Arlei Tomazoni, disse que “Três Passos está se tornando cada vez mais um município atrativo para investidores e, consequentemente, aumentando sua população pela oferta de empregos e renda”, disse.

Também, ele citou o cenário de desenvolvimento da Região Celeiro que vai receber investimentos do Governo Federal e Estadual como a reativação do aeroporto, a construção da ponte internacional Brasil/Argentina e a ponte interestadual, ligando o Rio Grande do Sul até Santa Catarina. Somado a isso tudo, informou ele, tem ainda a pavimentação asfáltica da ERS 305, que conecta Três Passos/Crissiumal/Horizontina *e os investimentos feitos pela Administração trespassense no Hospital de Caridade de Três Passos, com o Centro de Hemodiálise e novo bloco cirúrgico*.

Arlei enfatizou que “a realização dessas obras coloca Três Passos em ótima localização para o incremento de negócios e com possibilidades reais de expansão habitacional, de serviços e arrecadação, ampliando o PIB municipal”, finalizou o prefeito.