Escola Municipal José de Anchieta realiza seu seminário interno do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar

09/11/2023 | Por: Christian Baum

A Escola Municipal José de Anchieta realizou seu Seminário interno do Programa Semeando das escolas do campo, que neste ano, com o tema: Projeto de Vida Rural desafiou os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a serem protagonistas de sua própria história. A atividade aconteceu dia 07 de novembro, manhã e tarde, com apresentação de 35 projetos, uma diversidade de temas e muito conhecimento compartilhado.

A partir do componente curricular “Desenvolvimento Rural”, trabalhado em turno inverso, com aulas teóricas e práticas, ministradas pela professora Rosangela Andrade, engenheiro agrônomo Evandro Augusto Colombo e estagiária Maria Ristow, os alunos escreveram seus projetos, fundamentados em pesquisas, dialogando com as famílias, participando mais ativamente nas atividades do campo, coletando dados, imagens da prática, resultados observados, e se preparam com apresentação em PowerPoint  para socializar o seu Projeto de Vida Rural.

O Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar neste ano conta com os seguintes parceiros: AURIVERDE, BANCO SICREDI, BANCO SICOOB, BANCO DO BRASIL, BANRISUL, COTRICAMPO, EMATER, UERGS, UNIJUÍ, CORSAN, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SARACURA, MADEIREIRA LARSSEN E MULLER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Participaram da atividade, o diretor Cícero Bondan, alunos, pais, professores, funcionários, agente de saúde, Secretário Municipal de Educação Senhor Osvaldir Urnau e integrantes da comissão avaliadora.

Composição da comissão avaliadora:

-Luis Dietrich Secretário Municipal da Agricultura;

-Sirlei Vicenzi bióloga representante da Secretaria Municipal Meio Ambiente;

-Patrícia Mendes odontóloga representante da Secretaria Municipal de Saúde;

-Evandro Augusto Colombo engenheiro agrônomo, responsável técnico da escola;

-Rosangela Andrade professora do componente curricular Desenvolvimento Rural;

-Fátima Goldhart Larssen, professora coordenadora do Programa Semeando.

Os alunos através das apresentações encantaram a todos, pelo domínio do tema e pela diversidade de culturas que escolheram como Projeto de Vida Rural. O secretário Municipal de Educação, Osvaldir Urnau em sua fala enfatizou que a Administração Municipal de Três Passos tem fomentado as escolas do campo, buscando promover o desenvolvimento local das comunidades rurais e a sucessão familiar. Entre tantas iniciativas, implantou neste ano o Bolsa de Estudos Rural, incentivo financeiro para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolverem seus projetos.