Três Passos pode decretar Situação de Emergência nos próximos dias

18/10/2023 | Por: Christian Baum

- Ação pode ser concretizada após a conclusão do levantamento dos danos e perdas que está sendo realizado no município -

A Administração Municipal de Três Passos está mobilizada realizando levantamento sobre a situação no município de Três Passos com relação às intempéries climáticas registradas nos últimos dias.

Nesse sentido, com o objetivo de reunir forças e encontrar soluções para os problemas ocasionados, o prefeito Arlei Tomazoni, reuniu a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater na tarde desta quarta-feira, 18 de outubro.

Reunidos no Gabinete Municipal, as autoridades e representantes de entidades deliberaram sobre assuntos pertinentes aos estragos provocados pelo temporal e ao excesso de chuvas, que registra um acumulado próximo aos 230mm desde segunda-feira.

De acordo com o prefeito, ficou definido que após a conclusão do levantamento dos prejuízos e de uma análise aprofundada, o município poderá decretar nos próximos dias, Situação de Emergência com o intuito de garantir auxílio financeiro Estadual e Nacional. “Esse é o momento em que precisamos tomar decisões imediatas, para não deixar a população do nosso município desassistida e fazer o necessário para amenizar os prejuízos”, destacou Arlei.

Inclusive, a Administração Municipal encaminhou, na tarde desta quarta-feira, um ofício para à Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e também à Rio Grande Energia (RGE), cobrando soluções urgentes e imediatas para sanar o problema de falta de água e de energia elétrica. Estas situações estão acarretando diversos transtornos, periodicamente aos munícipes.

_*Panorama no Município de Três Passos*_

Mais uma vez o interior foi castigado pelo alto volume de chuvas, causando enxurradas que comprometem estradas, pontes e plantações, pelo temporal e a grande enxurrada.

O chefe do Escritório Municipal da Emater, Kelvis Rauber, informou que a situação está crítica para o setor agropecuário, que registra perda de 50% na cultura do trigo. “Já o milho ainda é difícil de estimar as perdas ainda, exceto daquelas acometidas pelo acamamento da cultura em função dos fortes ventos”, ressaltou.

Ele acrescenta ainda, que podem ser contabilizadas perdas na atividade leiteira em função da falta de fornecimento de energia elétrica para a realização das ordenhas e resfriamento do leite, além do problema de escoamento do produto, em decorrência dos danos ocorridos em pontes existentes no município.

No final da tarde de segunda-feira, dia 17 de outubro, vários lugares tiveram registro de granizo que causou danos nos telhados em pontos específicos dos bairros Padre Gonzáles, Weber e Ildo Meneghetti. Perante a situação, a Administração Municipal através da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar distribuíram lonas aos moradores. Diversas árvores caíram em várias localidades, e galhos ficaram espalhados nas vias públicas.

No setor educacional, ocorreram destelhamentos em prédios públicos. Danos foram registrados nas escolas Wally Elisa Hartmann de Alto Erval Novo, José de Anchieta de Bela Vista e Guia Lopes da Floresta. Também houve prejuízos pontuais nas escolas Dona Wanda no Bairro Sulserra, Marlene Leonhardt no Bairro Santa Inês e Dom João Becker na localidade de Santo Antônio. O secretário de Educação, Osvaldir Urnau, vistoriou os locais e salientou que as aulas acontecem normalmente.

Na área da saúde problemas com destelhamentos parciais nos prédios do CAPS e da Secretaria de Saúde. Entretanto, todas as unidades funcionam normalmente. Apenas os telefones dos postos de saúde sofreram interrupção no fornecimento e o trabalho de restabelecimento acontece gradativamente.

Também, no Centro Administrativo, o serviço de internet não operou na terça-feira, e, sendo assim ocorreu a suspensão de alguns serviços que dependiam do sistema, agora, já normalizado.

Em relação a área rural, com o grande volume de chuvas na segunda e terça-feira, dia 18 de outubro, equipes das Secretarias Municipais de Transportes, de Agricultura e de Obras e Viação estão trabalhando ininterruptamente, na desobstrução de estradas, em razão da queda de árvores e galhos. Além da grande enxurrada que inundou muitas vias, foi constatado deslizamento de terra e pedras, e pontes ficaram submersas e comprometidas nas localidades de Barra do Erval Novo, Barra do Santo Antônio, Linha Católica, Lajeado Três Passos e Barra da Romana, Linha Navegantes, Lajeado Molina.

O secretário de transportes de Três Passos, Claudemir Senker, esteve concedendo entrevistas às emissoras de rádio do município, relatando os problemas registrados, as providências que já estão sendo tomadas e reforçando que, durante este período problemático, pede à população não remover faixas e placas indicando “Perigo” ou “Interditado”, para não ocasionar acidentes graves.

**** Munícipes que necessitam de auxílio, podem acionar o Corpo de Bombeiros Militar no telefone 193, SAMU fone 192, Brigada Militar 190.