Escola Municipal Guia Lopes realiza seminário do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar

10/10/2023 | Por: Christian Baum

A Escola Municipal Guia Lopes realizou nesta terça-feira, dia 10 de outubro, o Seminário do Programa Semeando. Durante a manhã foram apresentados mais de vinte trabalhos dos alunos de sexto ao nono ano, que durante o ano desenvolveram seu Projeto de Vida Rural: Protagonista da sua história. Os alunos com auxílio da professora Louvane Brune, técnico agrícola Jair Locatelli, diretora Ivete Gaviraghi, estagiário Gabriel Jandrey dos Santos escreveram seus projetos, fundamentados em pesquisas, dados do tema escolhido, imagens da prática e apresentaram através de slides para a comunidade escolar.

Participaram alunos, pais, professores, funcionários, agente de saúde Iara Pereira da Silva, coordenadora das escolas do campo, professora Fátima Larssen e integrantes da banca avaliadora. Este momento é fruto de um trabalho em equipe, realizado por muitas mãos, é especialmente uma conquista dos alunos que dedicaram-se em todas as etapas.

O Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar conta com os seguintes parceiros: AURIVERDE, BANCO SICREDI, BANCO SICOOB, BANCO DO BRASIL, BANRISUL, COTRICAMPO, EMATER, UERGS, UNIJUÍ, CORSAN, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SARACURA, MADEIREIRA LARSSEN E MULLER MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.

Composição da banca avaliadora dos projetos:

- Jair Locatelli técnico agrícola, responsável técnico da escola;

- Louvane Brune professora do componente curricular Desenvolvimento Rural;

- Jucemara Tomazoni professora coordenadora da SMEC e primeira dama do município de Três Passos;

- Luis Dietrich Secretário Municipal da Agricultura;

- Sirlei Vicenzi bióloga representante da Secretaria Municipal Meio Ambiente;

-Lucimari da Costa, odontóloga representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Os alunos através das apresentações encantaram a todos, pelo domínio do tema e pela diversidade de culturas que escolheram como Projeto de Vida Rural.

A administração municipal tem fomentado as escolas do campo, buscando promover o desenvolvimento local das comunidades rurais e a sucessão familiar. Entre tantas iniciativas, implantou neste ano o Bolsa de Estudos Rural, incentivo financeiro para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolverem seus projetos.