Secretaria da Agricultura de Três Passos busca experiências em Nova Candelária

16/12/2015 | Por: Elenara de Oliveira

No dia 09 de dezembro, o secretário Municipal de Agricultura de Três Passos, engenheiro agrônomo Evandro Augusto Colombo, e o técnico em agropecuária da Secretaria, Walter Werle, estiveram visitando o município de Nova Candelária.

O objetivo foi de aproximar municípios, que a exemplo de Três Passos, possuem experiências exitosas em desenvolvimento rural e bons projetos e programas para a agricultura familiar.

Entre tantos projetos, os dois municípios ficaram entre os 10 melhores no incentivo ao desenvolvimento da bacia leiteira e produção de leite. Três Passos com o Programa de Associativismo Rural e Nova Candelária com o Programa Bacia Leiteira.

Os trespassenses foram recebidos pelo secretário Municipal de Agricultura de Nova Candelária, Jorge Steiger e sua equipe, os quais explicaram que o município se destaca pela produção de suínos e leite em pequenas propriedades, com alta produtividade. A área rural está dividida em 14 comunidades, que possuem os seus grupos de agricultores os quais definem as necessidades e prioridades, levando-as ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. Conforme informações, a Administração Municipal de Nova Candelária repassou nos últimos anos 168 máquinas e equipamentos para os grupos organizados, facilitando os trabalhos no campo e aumentando a produtividade.

Parte do sucesso da agricultura de Nova Candelária, deve-se a forma de organização das comunidades rurais e o apoio que a Secretaria Muncipal de Agricultura daquele município vem dando para esta forma de trabalho diferenciada.

Para o secretário de Agricultura de Nova Candelária, Jorge Steiger, Três Passos tem condições de realizar um trabalho ainda melhor, pois possui cinco Associações de Desenvolvimento Rural constituídas legalmente, com repasse financeiro mensal para sua manutenção, além do apoio técnico, com um profissional da Secretaria de Agricultura por associação assessorando e desenvolvendo projetos técnicos junto a comunidade.

O secretário Municipal de Agricultura de Três Passos, Evandro Colombo, destacou que os dois municípios possuem muitas características e projetos em comum, sendo que a aposta para o desenvolvimento local das comunidades rurais é o associativismo. “Nesta etapa do programa após 5 anos de muita dedicação de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e das diretorias das associações e seus apoiadores, o projeto de Três Passos encontra-se em uma fase muito madura, onde aumenta a cada dia a consciência da necessidade de unirmos forças para resolvermos os problemas em comum”, disse Colombo.

A meta da Secretaria Municipal da Agricultura de Três Passos para 2016 é buscar recursos e projetos para equipar as cinco associações distritais com máquinas e equipamentos que serão apontados conforme as demandas de cada comunidade.

“Acreditamos que se houver o entendimento e parceria entre todas as entidades e lideranças locais, poderemos conquistar muitas melhorias para nossa comunidade gerando emprego, renda e oportunidades a muitas famílias”, finalizou o secretário da Agricultura de Três Passos.