CAPS realiza ação alertando à população sobre a saúde mental

26/09/2023 | Por: Christian Baum

- Atividade na Praça Reneu Mertz faz parte do Setembro Amarelo -

O Setembro Amarelo é um mês inteiro dedicado à prevenção ao suicídio. No Município de Três Passos foi instituído pela Lei Municipal de 27 de agosto de 2019, com o objetivo de alertar e promover o debate sobre o suicídio, contribuir para a redução dos casos e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas.

Neste sentido, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou nesta terça-feira, dia 26 de setembro, na Praça Reneu Geraldino Mertz o encontro chamado “Rodas de Viola”. Foi um momento de descontração com músicas, danças e atividades físicas para conscientizar à população de que falar deste tema não pode ser um tabu, como explicou a coordenadora do CAPS de Três Passos, enfermeira Tavana Lorenzon.

- Este tema não pode deixar de ser debatido com toda a sociedade. E nós do CAPS queremos divulgar nosso trabalho com alegria e mostrar que cuidar da saúde mental é sim fundamental, e melhor ainda com diversão – salientou Tavana.

Participaram do evento o vice-prefeito Rodrigo Ipê, secretária Municipal da Saúde, Maria Helena Krumennauer, médico Marconi Pinheiro de Lira, psicóloga Rossana da Cunha Arbo, coordenadora Física Sandra Schimdt, oficineira Duani Follmer, técnica em enfermagem Neusa, além de todos os pacientes do CAPS.

SOBRE O CAPS

O CAPS de Três Passos está localizado na Av. Duque de Caxias - Centro, Três Passos – RS e o Telefone: (55) 3522-0442.  Junto ao órgão, funciona o Centro de Valorização da Vida, que pode ser acionado pelo telefone, 188, onde a pessoa será atendida gratuitamente para a escuta e orientações.