APAE adere ao Programa TEAcolhe!

06/09/2023 | Por: Talisson Lange

A Prefeitura Municipal de Três Passos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), acompanharam na terça-feira (05), o ato de assinatura de contratos e portarias para implantação de novos Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe, para garantir e promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Esta é a primeira etapa de homologação, com 23 propostas vencedoras, e o Município de Três Passos é um deles. O evento ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

A secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer, parabeniza a APAE pela conquista deste projeto. “Eles possuem estrutura física, equipamentos e profissionais habilitados com formação específica para atender este público que cresceu consideravelmente nos últimos anos, e nossa administração está empenhada em garantir esse acesso aos pacientes”, concluiu.

A diretora da APAE, Karine Sott Gartner, enaltece a oportunidade de expandir os serviços oferecidos pela entidade. “Felizes em sermos contemplados para agora desenvolver o programa de reabilitação intelectual na nossa entidade que possui todas as capacidades necessárias para tal”, pontuou.

“Desde o momento em que fomos procurados pela APAE de Três Passos, engajamos neste processo buscando o diálogo para que pudéssemos nos enquadrar no programa, pois também nos preocupamos com a causa autista”, salientou o prefeito municipal, Arlei Tomazoni. Na avaliação do gestor, a implantação do programa garante mais oportunidade e significa uma ampliação com qualidade do atendimento.

Os novos centros irão compor a rede do Programa TEAcolhe, que se destina a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias. A implantação também influenciará na diminuição das filas de espera para atendimento especializado.