Granja Scherer de Três Passos é premiada na Expointer

04/09/2023 | Por: Talisson Lange

A conquista veio com o 1º lugar, Categoria Bezerra Sênior, na raça holandesa

Todo o empenho e trabalho, da Granja Scherer, de Três Passos, foram reconhecidos durante a 46ª Expointer, que aconteceu em Esteio, de 26 de agosto a 03 de setembro, no Parque Assis Brasil.

A Granja Scherer sagrou-se campeã da Raça Holandesa, na Categoria Bezerra Sênior, com a novilha Agrovital 926 Magnitude6, após a exemplar passar por um julgamento rigoroso e concorrer com outros animais de grande qualidade morfológica.

Conforme explicou a criadora, Karen Scherer, esta é uma novilha de 1 ano e três meses da raça holandesa que se destacou por ter uma estrutura corporal bem equilibrada. “A avaliação realizada é morfológica, em que analisaram todos os parâmetros de estrutura, forma e capacidade produtiva”, ressaltou.

A criadora informou que esta foi a primeira vez que estão expondo na Expointer, mas que há muitas edições vem participando da Feicap. “Na última edição da nossa feira, conquistamos a vitória da Grande Campeã da Raça Holandesa, o que nos estimulou a participar de outras feiras”, disse.

Desde então, a Granja Scherer participou no ano de 2023 da ExpoAgro, em Campo Novo, e da Fenasul, também na cidade de Esteio/RS. “E, agora, na 1ª vez que participamos da Expointer, já saímos com uma grande conquista. Realmente é muito gratificante, ver que todo o empenho de décadas na produção leiteira está trazendo frutos”, ponderou.

Já são 8 gerações que a Granja trabalha com acasalamento genético, sempre pensando em melhorar a cadeia produtiva e, também, em trazer bem-estar animal.

Atualmente, a Granja Scherer está com 179 vacas em plena lactação e uma média geral de produção de 35 litros por vaca dia e um plantel de em torno 380 exemplares, entre terneiras, novilhas, vacas secas e em lactação. Os animais são todos registrados na Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

Outro diferencial da Granja Scherer, está na participação ativa na comunidade na formação educacional, sendo local de visitas técnicas para atividades práticas de escolas e universidades da região.

A Família Scherer trabalha no setor há mais de 40 anos, sempre inovando com objetivo de produzir um leite de qualidade, além de gerar emprego e renda para o município.

Para finalizar, Karen destacou que a Prefeitura tem papel fundamental na propriedade, agradecendo em nome da família, todo o apoio de sempre.

Por sua vez, a Administração Municipal de Três Passos, que esteve na Expointer prestigiando e apoiando os seus produtores, parabeniza a Granja Scherer pela conquista, que é motivo de grande orgulho para o município.