Alunos da EMEF Wally Elisa Hartmann realizam plantio de mudas de árvores nativas às margens do Rio Erval Novo

29/08/2023 | Por: Talisson Lange

No dia 28 de agosto, um importante ato em prol da preservação ambiental e hídrica foi desenvolvido nas margens do Rio Erval Novo. Alunos, professores e a diretora da Escola de Ensino Fundamental EMEF Wally Elisa Hartmann uniram esforços para realizar o plantio de árvores nativas ao longo das margens desse rio vital para nosso município.

O objetivo é preservar e expandir a mata ciliar do Rio Erval Novo, o qual a cidade de Três Passos depende diretamente, pois a CORSAN fornece através dele, água limpa e segura às residências da área urbana.

A importância desse rio vai além disso, pois também é um ecossistema frágil que sustenta uma rica variedade de flora e fauna. Proteger e expandir a mata ciliar ao longo de suas margens é uma ação crucial para garantir a sustentabilidade desse ecossistema.

Os jovens protagonistas desse ato são alunos dos anos 8º e 9º da escola, que se envolveram diretamente no plantio das mudas de árvores nativas e árvores frutíferas. Sob a orientação da diretora da escola, professora Carla Denise Berwanger, professores engajados, como Anderson Gretzler, a estagiária do curso de Agronomia da UERGS - Três Passos, Maria Portz Ristow, e o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Marcelo Larssen, os alunos receberam explicações necessária sobre a importância das ações de reflorestamento e da preservação do ambiente.

Essa ação realizada, está inserida em uma iniciativa mais ampla, liderada pela Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Educação – o programa "Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar".

Além de revitalizar as margens do Rio Erval Novo, o projeto visa conscientizar a comunidade sobre a relevância de uma convivência harmoniosa com a natureza e a importância de se preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

O ato de plantar árvores nativas ao longo das margens do Rio Erval Novo é um lembrete vívido de que a ação local pode ter um impacto global. Através da dedicação dos alunos, professores, dirigentes escolares e profissionais de diferentes áreas, o município dá um passo adiante em direção à sustentabilidade ambiental e à garantia de um futuro saudável para sua comunidade.

Esse esforço de conscientização e preservação ambiental destaca a importância não apenas da flora e fauna locais, mas também da água que sustenta a vida em Três Passos. Este ato pretende semear um amanhã mais verde e próspero, onde a natureza e a comunidade coexistem harmoniosamente.