Seminários da Saúde proporcionaram trocas de experiências

01/12/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Com o objetivo de trocar experiências entre equipes de saúde e Universidades, a Administração Municipal de Três Passos através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio do Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 27 de novembro, no Auditório da Unijuí, o II Seminário Municipal da Atenção Básica e o I Seminário de Vigilância em saúde.

O Seminário marcou um momento importante de fortalecimento da atenção básica, levando à reflexão sobre o significado de saúde e qualidade de vida, oportunidade em que se discutiu sobre as causas e possíveis soluções para problemas existentes na comunidade.

Na abertura do evento, a secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krumennauer, ressaltou que a ideia é mostrar o trabalho realizado pelas equipes de saúde de Três Passos, compartilhar experiências e produzir resultados.

Ela lembrou da colocação de 42º lugar obtida entre os municípios de até 50 mil habitantes no quesito saúde conferido pela Revista IstoÉ.  “Resultados assim confirmam a importância de termos servidores capacitados, dedicados e com vontade de melhorar a situação de saúde dos cidadãos de nosso município, oferecendo um atendimento de qualidade e humanizado”, disse a secretária.

Pela manhã, os presentes puderam acompanhar os avanços, conquistas e resultados na consolidação do SUS no Município de Três Passos através dos trabalhos apresentados pelas equipes da Atenção Básica Municipal.

Já à tarde, o representante do Departamento de Atenção Básica do Governo Estadual, Guilherme, ministrou o tema “Atenção Básica”. E o representante do Departamento de Vigilância em Saúde do Governo Estadual, Salzano Barreto de Oliveira, falou sobre o tema “Vigilância em Saúde”.

A exposição dos trabalhos científicos inscritos por profissionais e universitários finalizou o evento.

Estiveram participando do Seminário secretários municipais, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aurialino Alexandre e integrantes dos Conselhos; a Pró-Reitora da Unijuí, Fatima Marlise Marroni Rosa Lopes; representante do Hospital de Caridade; representante da 19ª CRS; mais de 15 universidades; os 159 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos; além de profissionais dos municípios de Bom Progresso, Crissiumal, Humaitá, Tiradentes do Sul, Frederico Westphalen, Santo Augusto, Santa Rosa, Santa Maria, Ijuí, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Viamão, Tenente Portela, Caçapava do Sul e Caiçara.