Agroindústria de Vegetais da Família Becker recebe certificado de Inclusão do Programa Estadual de Agroindústria Familiar - PEAF

21/08/2023 | Por: Talisson Lange

Em solenidade organizada durante o 1º Celeiro de Negócios, no pavilhão “Ari Freling”, nas dependências do Parque de Exposições Egon Júlio Goelzer, a agroindústria de vegetais da família Becker, recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

De propriedade do casal de agricultores, Hugo e Terezinha Becker, na localidade de Bela Vista, são responsáveis pelo processamento de panificados e compotas, conservas e geleias, que são comercializadas na Feira do Produtor Rural de Três Passos, ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura.

As agroindústrias recebem este certificado ao passar por três etapas da regularização, isto é, sanitária, ambiental e fiscal, estando apta a ser incluída no PEAF, uma política pública estadual do RS. Desta forma, depois de incluído no programa, ele está regularizado na questão previdenciária, quando o agricultor não perde a condição da seguridade especial.

O PEAF é uma política pública estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, que através da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPADR), busca apoiar a legalização e a implantação de agroindústrias proporcionando condições favoráveis para a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares.

O Município de Três Passos também possui medidas de apoio com a criação de diversas leis de incentivo ao setor agropecuário, inclusive a participação das agroindústrias no 1º Celeiro de Negócios foi possível graças ao Programa Municipal Pró-Agroindústria, que incentiva a exposição em feiras e eventos.

O ato contou com a participação da Emater RS/Ascar, com a supervisora regional, Rejane Gollo Fornari, o chefe do escritório de Três Passos, Kelvis Pedro Rauber, da extensionista, Laurice Gelatti Diniz, do prefeito municipal, Arlei Tomazoni, do vice-prefeito, Rodrigo Ipê, do secretário de Agricultura, Luis Diettrich, e expositores do evento.