Secretaria de Saúde realiza Cerimônia Social de Conclusão de cursos técnicos do programa “Saúde com Agente”

16/08/2023 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na noite de terça-feira (15), a Cerimônia Social de Conclusão dos cursos técnicos do programa “Saúde com Agente”, realizado nos últimos dez meses.

Ao todo, concluíram esta etapa de profissionalização, as servidoras da pasta Adriana Urnau, Carmen Roseli Schlemer, Marciane Aparecida Dal Pra, Neusa Marisa Weis da Silva, Rosane Hentges Neumann e Sinara Ribeiro Matter.

O programa foi criado para apoiar os Estados e Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), cumprindo um compromisso em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O ato contou com a presença do prefeito municipal, Arlei Tomazoni, do vice-prefeito, Rodrigo Ipê, da secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer e da preceptora Enfermeira, Pâmela Cristina Cavalheiro Carneiro, além de familiares e amigos.

O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal, para o oferecimento do curso técnico.

A secretária Maria Helena, parabenizou as agora, Técnicas em Agente de Endemias. “Que orgulho de vocês. Inovando, se aprimorando. O curso foi aberto para todos os 48 ACS e para os 10 ACE. Seis se inscreveram e terminaram honrosamente essa etapa tão importante, de conhecimento, de troca de experiências e isso ninguém tira de vocês. Somos uma equipe de saúde que trabalha para o bem das pessoas”, concluiu.

Já o prefeito Arlei e vice-prefeito Ipê, enalteceram a busca pela formação. “Nós deixamos muito claro o nosso desejo de que o servidor busque o conhecimento, a formação, como uma forma também de valorização desse profissional que trabalha diretamente com pessoas da nossa comunidade todos os dias. Incentivamos ações que melhorem a qualidade da oferta de serviços”, pontuaram.

O programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.