Três Passos vai promover o Dia do Patrimônio Cultural

10/08/2023 | Por: Elenara de Oliveira

Com enfoque no tema estadual “Cultura e Cidadania”, a Administração Municipal de Três Passos, através da Casa de Cultura Professor Orestes Luiz Colombo, vai promover, em 19 de agosto, o Dia do Patrimônio Cultural.

O objetivo é divulgar e promover o Patrimônio Cultural do Rio Grande Do Sul aproximando e integrando à comunidade ao debate sobre a preservação patrimonial.

Segundo a coordenadora de Cultura, Andréa Baraldi, o tema deste ano busca fortalecer o papel de protagonista dos diferentes sujeitos e grupos sociais sul-rio-grandenses na criação, apropriação, transformação e continuação de saberes, celebrações, formas de expressão, lugares, edificações e paisagens culturais, em suma, dos Patrimônios Culturais.

Ao todo, serão sete atividades diferentes que envolvem a programação do evento, enfatizando produtos artesanais, rota turística, gastronômica e cultural com visita aos pontos turísticos de Três Passos, mostra de arte e fotografia, encontro literário, ênfase ao artesanato sustentável com a oficina de fuxico, contação de histórias e exibição de documentários.

Para participar da Rota “ECO/GASTRO/CULTURAL” é preciso realizar a inscrição, pois há vagas limitadas. Basta preencher o formulário disponível no https://docs.google.com/.../1FAIpQLSe.../viewform Mais informações podem ser obtidas na Casa de Cultura ou pelo Whats 55 9 8442 4905.

ATIVIDADE 1

Produtos Artesanais /1º Celeiro de Negócios

Local: Centro de Eventos Agropecuários / FEICAP

Horário: Das 8h às 17h

Descrição da atividade: Exposição e comercialização de produtos artesanais.

ATIVIDADE 2

Rota ¨ECO/GASTRO/CULTURAL¨

Saída: Praça Reneu Geraldino Mertz

Horário: Das 13h30min às 16h30min

Descrição da atividade:

Rota turística/cultural: Beatos Mártires, Sítio Terra Viva e Essência da Terra, Jardim Temático Genealógico Rückert-Thal, Agroindústria RK Queijos. A visita aos pontos turísticos acontece de ônibus ou de bicicleta. Durante a rota haverá degustação de produtos das agroindústrias locais.

ATIVIDADE 3

Mostra de Arte

Local: Casa de Cultura Professor Orestes Luiz Colombo

Horário: Das 14h às 17h

Descrição da atividade: Mostra de Obras de arte de artistas plásticos e Mostra Fotográfica de vários locais do município.

ATIVIDADE 4

Encontro Literário

Local: Casa de Cultura Professor Orestes Luiz Colombo

Horário: Das 14h às 17h

Descrição da atividade: Apresentação de obras de escritores trepassenses.

ATIVIDADE 5

Oficina de Fuxico

Local: Casa do Artesão na Praça Reneu Geraldino Mertz

Horário: Das 14h às 17h

Descrição da atividade: o artesanato sustentável é o foco desta atividade, que utilizará material alternativo, como retalhos de tecidos e botões para confeccionar os fuxicos, que irão resultar em um chaveiro. A peça vai ficar com a pessoa que a construiu.

ATIVIDADE 6

Contação de História

Local: Biblioteca da UNIJUÍ, Campus Três Passos

Horário: Das 14h às 16h

Descrição da atividade: Histórias e memórias do município de Três Passos.

ATIVIDADE 7

Exibição e debate do documentário Cine Globo ¨Uma história de resistência¨ com o cineasta Christian JAFAS.

Local: Cine Globo

Horário: 18h30min

Descrição da atividade: Exibição dos documentários Cine Globo ¨Uma história de resistência¨, Feicap, Hotel Ideal e Maurão Rückert.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024