Carteira de Artesão volta a ser encaminhada em Três Passos

09/08/2023 | Por: Elenara de Oliveira

- Ontem foram entregues 26 carteirinhas de artesãos, em ato organizado pela Casa de Cultura -

Desde o ano de 2017 os artesãos que necessitavam encaminhar a Carteira de Artesão pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) precisavam se deslocar a Frederico Westphalen.

No entanto, em 2022, após tratativas da Administração Municipal de Três Passos, por meio da Casa da Cultura Professor Orestes Luiz Colombo, essa realidade mudou e as carteiras podem ser feitas aqui no município.

Ontem, dia 08 de agosto, foi realizada a entrega de mais um lote de novas carteirinhas e também das renovadas. Foram entregues 22 carteiras novas e mais 4 renovações, além disso, uma nova vistoria foi realizada e outras oito novas foram encaminhadas na Casa de Cultura, beneficiando, ao todo, 35 artesãos trespassenses.

O ato aconteceu na Sala 106, da Unijuí, e contou com a presença do vice-prefeito, Rodrigo Ipê, secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso, e das representantes da Casa da Cultura, coordenadora Andréia Baraldi e Caroline Glinck, e da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), participaram o assistente técnico e avaliador do PGA de Frederico, Dionísio Faccin, e a coordenadora regional ADS 07, Etiane Souza.

“Antigamente os artesãos precisavam se deslocar a Frederico, e agora, depois de muitas tratativas a parceria se firmou e oferecemos este serviço aqui em Três Passos”, explicou a coordenadora de cultura, acrescentando que, na ocasião, estavam sendo entregues as carteiras para que os artesãos pudessem de forma regularizada fazer a venda do produto e, muitos, até participarem de feiras a nível internacional.

A coordenadora regional da FGTAS observou que: "esta região é muita rica em artesanato e fico muito feliz que cidades como Três Passos, estejam entregando tantas carteirinhas. Se sintam privilegiados", disse.

O vice-prefeito agradeceu ao trabalho que está sendo realizado pela Casa de Cultura e parabenizou aos artesãos pelo recebimento da carteirinha que vai abrir portas para a comercialização dos produtos. “Sempre estamos buscando desenvolvimento e inovação”.

Novas carteiras e renovações podem ser encaminhadas junto à Casa de Cultura Professor Orestes Colombo.