Três Passos participa do 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde em Goiânia

20/07/2023 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos participou nos dias 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO), do maior evento de saúde pública da América do Sul, com o tema: “O SUS que Falta no Brasil”. Estiveram no evento, a secretária Maria Helena Krummenauer, e a servidora Márcia Gintzel.

Com mais de 10 mil secretários da pasta, profissionais e colaboradores da área, o 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde relatou os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS são evidentes em várias dimensões, seja na redução da mortalidade infantil, no tratamento da AIDS, na cobertura universal de vacinação e até mesmo no enfrentamento de pandemias como a da Covid-19.

O SUS que falta no Brasil foi o tema central, divididos em salas, com o olhar para o futuro, propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para o fortalecimento contínuo e permanente da agenda de consolidação do SUS.

Além da feira SUS, teve diversas atividades, como a mostra Brasil, aqui tem SUS, Oficina Nacional do Imunizar SUS, além de vários painéis técnicos contemplando diversos aspectos da integralidade do SUS.

A secretária Maria Helena destaca que estas atividades busca desenvolver a educação permanente dos profissionais de saúde, com o objetivo de repensar acerca dos processos de trabalho de forma mais acolhedora e humanizada. “É importante conhecer experiências exitosas em outros municípios brasileiros, para que possamos aplicar em Três Passos”, concluiu.