Setor agropecuário é pauta em encontro com o Secretário de Agricultura do Estado

12/07/2023 | Por: Talisson Lange

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, acompanhado dos secretários de Transportes, Claudemir Senker, e Agricultura, Luis Diettrich, foram recebidos na quarta-feira (12), pelo secretário de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, e o chefe de gabinete, Joel Maraschin.

Na oportunidade, dialogaram sobre as demandas do município que estão em atendimento pelas secretarias indicadas, com infraestrutura para o setor agropecuário se desenvolver.

Foram citadas as perfurações dos nove poços artesianos nas localidades do interior, dos quais, um deles foi contemplado pelo Governo do Estado através do programa “Avançar”, com incentivo de R$ 87.500,00. Ao todo, são investidos R$ 787.048,42 neste projeto que visa melhorar o acesso à água e mitigar os efeitos causados por períodos de estiagem.

Conforme o prefeito Arlei, desenvolver o setor agropecuário é fundamental para o crescimento de uma região. “Estamos trabalhando forte para diversificar a matriz produtiva, e dar subsídios para o produtor não só permanecer, mas também melhorar suas atividades e qualidade de vida. Isso é um desafio muito grande e precisamos do Governo do Estado para agilizar os processos”, concluiu.

Outra pauta abordada é a abertura dos 12 microaçudes oriundos do programa Avançar na Agropecuária do Governo do Estado, no qual a Secretaria de Agricultura (SMAG), Meio Ambiente (SeMMA) e EMATER, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER) foram contemplados.

O Município de Três Passos foi contemplado com R$ 116.159,04 no eixo estratégico Irriga + RS. Os valores são destinados ao serviço de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para o apoio e desenvolvimento das atividades agropecuárias.