NOTA DE ESCLARECIMENTO

16/11/2015 | Por: Elenara de Oliveira

A Administração Municipal de Três Passos vem por meio desta, esclarecer à população, conforme pedidos realizados, detalhes sobre o Projeto Paisagístico dos canteiros das Avenidas Centrais da cidade de Três Passos.

Primeiramente é importante salientar que as obras de asfaltamento das avenidas centrais da cidade de Três Passos são datadas do ano de 1980. De lá para cá, a manutenção do asfalto era realizada com tapas buracos e outros reparos.

A atual gestão administrativa do Município, estando ciente dessa situação e do estado em que as mesmas se encontravam, e após identificar que o percentual de 98% dos munícipes manifestou o desejo do recapeamento asfáltico como principal demanda, decidiu atender à reivindicação da comunidade.

A partir daí, economizou nos cofres públicos o valor de R$1.500.000,00 (um milhão e meio de reais), montante necessário, de acordo com orçamento, para realização do recapeamento asfáltico das Avenidas Centrais. O valor investido para recuperação das avenidas que contempla a pavimentação asfáltica, portanto, é proveniente de recursos próprios.

Desta iniciativa surgiu o projeto “Três Passos de cara nova”, tendo em vista que apenas o recapeamento asfáltico não bastaria para deixar a cidade conforme os munícipes merecem. Então, medidas de segurança e embelezamento da cidade foram planejadas pela Administração Municipal, e já amplamente divulgadas tanto nos veículos de comunicação, quanto no comércio local, onde visitas estão sendo realizadas aos estabelecimentos comerciais pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, que leva um informativo, destacando entre outras, estas ações no centro da cidade.

Do projeto, fazem parte as seguintes ações: a instalação das sinaleiras de veículos e pedestres entre a Rua Ricardo Rückert e Avenida Júlio de Castilhos, já concretizada; pinturas das faixas de segurança e criação de novas em ruas transversais, em execução; instalação de corrimãos já concretizada; criação de novas vagas de estacionamento, tendo em vista que durante a atual gestão 700 já foram criadas; instalação de novas lixeiras; e replantio de 200 mudas de Ipês.

Referente ao paisagismo dos canteiros centrais das Avenidas, a Administração Municipal informa que além de planejamento, um estudo técnico foi realizado para implantação do projeto que prevê: reposição dos meios fios danificados, plantio de grama, instalação de floreira com flores e calçada.

O projeto não contempla somente o plantio de grama e árvores, porque sob o pavimento existe a fiação elétrica da iluminação pública, daí a razão de nesses pontos específicos, o projeto urbanístico e paisagístico, fazer mão de alternativas que não demandem escavação do solo, e para evitar também, a infiltração de água no asfalto novo. Dessa forma, se faz necessário intercalar o plantio de gramas e a instalação de floreiras em 221 m² de canteiros novos.

Ainda, a Administração Municipal, preocupada em manter a cidade verde e revitalizar a arborização já existente, informa que está sendo elaborado o Plano Municipal de Arborização Urbana. O referido Plano, objetiva fazer um diagnóstico da arborização da cidade para saber: quais espécies existem, onde estão e quais suas condições fitossanitárias.

A partir daí, será projetado o plantio de espécies em número e características adequadas a cada local. Para a realização da pesquisa, o Município firmou convênio com a UERGS que fará o trabalho de coleta de dados da arborização.

Nesse sentido, a Administração Municipal de Três Passos está empenhada no desenvolvimento do município em seus diferentes aspectos, o que consequentemente vai proporcionar à população uma melhor qualidade de vida, não pensando apenas na geração atual, mas no futuro das próximas gerações. E esta preocupação, gira em torno de todas as áreas de governo, as quais englobam outras de forma intrínseca, e que seguem um Planejamento Estratégico, onde encontram-se elencadas as demandas que tornam este desenvolvimento possível a curto, médio e longo prazo.

“Três Passos de cara nova” é um projeto que conta com a colaboração de todos os munícipes, seja na sugestão de ideias que venham ajudar na sua efetivação, quanto na conservação daquilo que já existe e do que está sendo feito.

Diante disso, a Administração Municipal de Três Passos agradece, pede a colaboração de todos, e finaliza dizendo que, está de portas abertas para receber e atender àqueles que estão preocupados em tornar o município melhor.

José Carlos Anzilieiro Amaral

(Prefeito Municipal de Três Passos)