Três Passos busca aprimorar o manejo dos resíduos sólidos e orgânicos

22/06/2023 | Por: Talisson Lange

- Ideias e ações importantes foram conhecidas durante visita técnica ao município de Vista Gaúcha –

Com o objetivo de conhecer novas experiências quanto ao manejo de resíduos sólidos e orgânicos, um grupo de trabalho da Administração Municipal de Três Passos esteve visitando Vista Gaúcha, no dia 21 de junho.

O município de Vista Gaúcha pode ser considerado um exemplo no que diz respeito à busca da sustentabilidade ambiental pelas inúmeras ações que vem implantando.

De acordo com o secretário de Obras e Viação e Serviços Urbanos, Odair José Lucatelli, a campanha de coleta seletiva para a separação correta do lixo acontece de forma permanente tendo a ajuda dos agentes de saúde e de divulgações com diferentes maneiras de comunicação.

Das ações com os resíduos sólidos, podemos destacar a implantação de Ecopontos para recolhimento de vidros, que foram distribuídos em locais estratégicos da cidade e do interior.

Segundo a professora, Marieli Ferri Campos, no ano passado foram recolhidas mais de quatro toneladas de vidro que tiveram como destino o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), de Seberi, onde aconteceu a destinação corretamente ambiental.

O secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, vice-prefeito, André Júnior Danette, enfatizou que a preocupação em trabalhar com os resíduos sólidos partiu de uma demanda apontada pela própria comunidade. Ele ressaltou que são muito perceptíveis os resultados, em virtude da consciência adquirida pela população que comprou a ideia e tem demonstrado isso na prática.  “Acredito ser uma questão onde deva haver muito diálogo buscando a conscientização de todos, pois é um investimento do município para a própria comunidade”, disse.

A comitiva de Três Passos, que esteve em Vista Gaúcha, formada pela secretária Municipal de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, procurador jurídico Paulo Brizolla e pela assessora de Ouvidoria e Relacionamento, Elenara Frizzo, considerou extremamente relevante conhecer as práticas adotadas pelo município, uma vez que podem ser adaptadas e implementadas em Três Passos, como os ecopontos.

Para o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, é necessário ir em busca de conhecimento para que Três Passos possa avançar nas políticas públicas que visam o aprimoramento da gestão ambiental. "Acreditamos na importância do compartilhamento de boas práticas, por isso criamos um grupo para buscar ideias sustentáveis", ressaltou ele, dizendo que a Administração está aberta para as sugestões de toda comunidade.

O grupo de trabalho, denominado Ideias Sustentáveis, integrado até o momento por oito pessoas, foi criado pela Administração Municipal de Três Passos para tratar dos assuntos que envolvem o manejo dos resíduos sólidos e orgânicos do município de Três Passos, a fim de implantar ações neste sentido.