Prefeito Arlei Tomazoni acompanha Seminário do Programa Regional de Formação para Sucessão Rural

20/06/2023 | Por: Talisson Lange

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom João Becker foi sede do Seminário de Avaliação e Divulgação de Prática de Projetos, do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do acadêmico Maicon Eduardo Scherer, do curso superior de Tecnologia em Agropecuária, da URI – Frederico Westphalen.

O acadêmico fez parte do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, e coloca em análise toda a base recebida no ensino fundamental, agora, no ensino superior.

Orientado pelo mestre Gelson Pelegrini, Maicon abordou a “produção de leite a base de pasto na propriedade da família Scherer”, na localidade de Linha Católica, onde são desenvolvidas atividades de bovinocultura de leite e suínos de terminação.

O objetivo do estudo é promover o desenvolvimento do meio rural e da unidade de produção da família Scherer, através de melhorias na produção de leite a base de pasto e terminação de suínos em integração, proporcionando qualidade de vida, emprego e renda, além da sucessão rural.

Durante a apresentação, resumiu o período complicado de estiagem vivida entre 2021 e 2022, o qual prejudicou a produção de alimentos para as vacas leiteiras, como milho e soja. Além do produtor, o impacto foi sentido pelo consumidor, reduzindo o número de litros de leite consumido por habitante, de 170,3 litros para 163.

Um ponto positivo apresentado foi a produção brasileira de grãos na safra 2022/2023, contribuindo para uma menor pressão nos custos de alimentação das vacas, sobretudo em concentrados à base de milho e soja.

A apresentação do TCC foi prestigiada pelo prefeito municipal, Arlei Tomazoni, o secretário de Agricultura, Luís Diettrich, e a diretora da pasta, Cristiane Bertaluci, o Engenheiro Agrônomo, Evandro Colombo, o Técnico Agrícola, Jair Locatteli, os coordenadores do curso da URI, a coordenadora do Programa Semeando, Fátima Larssen, a diretora da EMEF Dom João Becker, Geisa Baron familiares e alunos da escola.