Importância do Responsável Técnico nas Agroindústrias de alimento de origem animal

20/06/2023 | Por: Talisson Lange

O responsável técnico (RT) dentro das agroindústrias de alimentos de origem animal, desempenha um papel crucial na garantia da qualidade, segurança e conformidade dos produtos. É a figura-chave que supervisiona e coordena todas as etapas do processo produtivo, desde a matéria-prima até a distribuição final do alimento, assegurando que todas as normas e regulamentos sejam cumpridos.

Uma das principais atribuições é garantir o cumprimento das boas práticas de fabricação (BPF), e dos procedimentos operacionais padronizados (POP). Essas diretrizes estabelecem os padrões de higiene, controle de qualidade, manipulação adequada dos alimentos, além de requisitos específicos para cada etapa do processo produtivo. É responsável por implementar e monitorar programas de controle de qualidade, como análises microbiológicas, físico-químicas e sensoriais dos produtos.

Esses programas visam identificar e controlar eventuais contaminantes, garantindo a segurança alimentar e a conformidade com os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores. O RT também desempenha um papel fundamental na investigação de não conformidades e no desenvolvimento de ações corretivas, visando à melhoria contínua dos processos.

Outra obrigação é assegurar a rastreabilidade dos alimentos. Isso significa que ele deve ser capaz de rastrear todos os ingredientes utilizados na produção, bem como identificar o lote específico de cada produto final. Essa informação é essencial em casos de recalls (recolhimento do produto no mercado) ou para garantir a procedência e qualidade dos alimentos.

Além disso, o responsável técnico deve manter uma comunicação eficaz com os órgãos reguladores e inspetores sanitários. Ele deve estar atualizado sobre as regulamentações vigentes e garantir que a indústria esteja em conformidade com todas as exigências legais. Essa interação é fundamental para a obtenção de licenças, autorizações e certificações necessárias para a operação da indústria.

O Município de Três Passos através do Programa Municipal de Agroindústria disponibiliza para os estabelecimentos cadastrados profissional habilitado para a função de responsável técnico com forma de incentivo, pois sabe da importância da atuação deste profissional com orientações aos proprietários.