Prefeitura de Três Passos realiza serviços para implantação de Free Stall em Cachimbo Perdido

19/06/2023 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal representada pelo prefeito Arlei Tomazoni, os secretários de Agricultura (SMAG), Luis Diettrich e Transportes (SMT), Claudemir Senker, visitaram no sábado (17), a propriedade da família de Ilvo Horn, em Cachimbo Perdido.

Com apoio das secretarias envolvidas, a propriedade finalizou a implantação de Free Stall Climatizado, com capacidade para 84 animais. Conforme o técnico agrícola coordenador da área de bovinocultura, Jair Locatelli, em 2022 a propriedade produziu 627.936 litros de leite, e a perspectiva a partir de agora, é um aumento de mais de 50% na produção.

Segundo o secretário Luis Diettrich, o investimento no segmento se aproxima de R$ 2 milhões. “A participação do Município só foi possível graças a alteração na lei da bovinocultura, realizada em dezembro de 2022, das quais prevê a execução de 1h máquina por animal alojado”, concluiu.

Outra benfeitoria que o produtor pôde contemplar foi o Programa Porteira Adentro, quando a prefeitura executa o acesso e pátio da propriedade calçado com pedras irregulares e o trabalho de máquinas, e o morador arca com a mão de obra, meio-fio e pó de brita. Neste caso, o produtor contou com o programa Faper, contemplado com R$ 17.190,00, para quitar a mão de obra em até 36x sem juros.

O prefeito Arlei Tomazoni, pontuou que se o agronegócio evoluir de forma economicamente, ambientalmente e socialmente sustentável, vai contribuir diretamente para o avanço do Município. “O setor agropecuário está recebendo a devida atenção, seja com leis de incentivo, trabalho de máquinas nas propriedades, recebendo estradas de qualidade, capacitação e diálogo”, encerrou.

A SMAG salienta que o produtor utilizou 30h/máquina referente aos anos de 2022 e 2023, para a execução de terraplanagem e abertura de esterqueira, somado às 84h/máquina solicitada para a implantação do Free Stall.

A pasta possui diversas leis de incentivo aprovadas para auxiliar no desenvolvimento de agricultores como na Produção de Silagem, Inseminação Artificial para o melhoramento genético, Porteira Adentro, Bovinocultura de Leite, Suinocultura, o FAPER, Piscicultura e outros.

- Free Stall

O Free Stall É um tipo de sistema de confinamento, onde os animais ficam dentro de uma área coberta e podem caminhar livremente pelo galpão, tendo baias individuais dispostas lado a lado para que as vacas descansem.

Com os animais em uma área fechada, fica mais fácil do produtor observar todas as vacas e ter o controle de possíveis patologias, tendo a possibilidade de visualizar animais com problemas, em um período mais rápido de tempo.

As vacas estabuladas ficam protegidas do frio e dos dias chuvosos. Já nos dias quentes, controla-se a temperatura do confinamento com ventiladores e aspersores, garantindo um conforto térmico aos animais e bem-estar. Este tipo de estrutura permite criar bovinos leiteiros em qualquer lugar do país, onde naturalmente não seria possível.