11ª Conferência Municipal sobre “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”

16/06/2023 | Por: Talisson Lange

Aconteceu na tarde de sexta-feira (16), a 11ª Conferência Municipal com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, promovido pela Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

A conferência tratou sobre cinco eixos:

EIXO 1 – Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades do país.

EIXO 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

O evento contou com a participação do vice-prefeito, Rodrigo Ipê, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Diego Maciel, da secretária de Assistência Social, Rosani Antunes do Nascimento, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marilei Machado Macedo, a palestrante da tarde, a mestre Roselaine Klaues Camatti, membros da sociedade civil e entidades.

Agraciando a programação o Coral de Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, coordenado pelo oficineiro Fernando da Silva realizou uma apresentação cultural.

Esta é uma oportunidade de avaliar a política local do ponto de vista da garantia de direitos, bem como pensar a política pública que só pode se concretizar com financiamento público e participação social.

A realização das Conferências Municipais são pré-requisito para que o município possa participar das conferências estadual e nacional.

Em breve mais informações.