Secretaria de Saúde realiza capacitação em doenças respiratórias

14/06/2023 | Por: Talisson Lange

Com as mudanças drásticas de temperatura é importante estar atento aos cuidados com a saúde com o intuito de prevenir doenças respiratórias e alergias. A Prefeitura de Três Passos alerta que as temperaturas mais baixas e o ar seco podem agravar alguns problemas, o que torna essencial adotar medidas de prevenção.

A Secretaria de Saúde de Três Passos promoveu na terça-feira (13), uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal. O evento ocorreu no Auditório da Prefeitura, com o médico pneumologista, Claudius Figueiredo.

As infecções no sistema respiratório, bem como as crises alérgicas de asma e rinite, podem ser mais recorrentes. O ressecamento das vias respiratórias faz com que elas se tornem mais vulneráveis à proliferação de vírus e bactérias.

Conforme a secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer, a iniciativa busca qualificar os profissionais, principalmente com relação a doenças respiratórias. “Na medicina as mudanças são frequentes, novos medicamentos, tipos de pacientes, os tratamentos evoluem. Estamos atentos e sempre em busca de evoluir”, encerrou.

Variações de temperatura entre o ambiente externo e interno pode sobrecarregar o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções. Para prevenir essas condições é importante manter o corpo hidratado e evitar ambientes secos. Também é recomendado lavar as mãos com frequência e evitar compartilhar objetos pessoais, além de manter a casa limpa e arejada.

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, cita a necessidade em falar de saúde pública quando engloba o município inteiro. “É uma questão de respeito com o munícipe, cuidar dele onde estiver, no SUS ou na rede particular. Estamos de portas abertas para o conhecimento”, comentou.

A Secretaria da Saúde recomenda ainda que, se possível, o munícipe evite locais fechados e com aglomerações, pois a baixa ventilação favorece a transmissão de vírus respiratórios. A boa alimentação, rica em vitaminas, aliada à prática de exercícios físicos, também pode colaborar com a prevenção.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024