Executivo Municipal encaminha PL para a Câmara Municipal de Vereadores sobre o recebimento do imóvel da AMA a título de doação

05/06/2023 | Por: Talisson Lange

O Executivo Municipal encaminhou na segunda-feira (05), para a Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei (PL) nº 68, autorizando o recebimento do imóvel da Associação Trespassense de Deficientes Anna Mansur Azambuja (AMA), a título de doação.

Na oportunidade, junto com a presidente da entidade, Alci Amélia Pohl, o diretor financeiro, Ari Eugênio Egewarth e o secretário, Jerry Leston Schranck, dialogaram sobre os projetos que serão desenvolvidos no local.

O PL autoriza o Município de Três Passos a receber o imóvel por doação, para futura instalação do Museu da Colonização, Casa da Cultura do Município, bem como a edificação de um Centro Cultural com Auditório.

O Imóvel, que está localizado na esquina das Ruas General Daltro Filho e Borges de Medeiros, com a área de 1.035m², de propriedade da AMA, avaliado em R$ 732.581,40.

Foram acordadas entre as partes algumas condições para que a doação do espaço fosse possível. Como:

- Manutenção da fachada frontal original do prédio, a qual possui aparência, adornos e aspectos histórico-culturais únicos no Município;

- Garantia à AMA de uso de espaço físico para a sua sede e mostruário dos produtos fabricados pelos associados, bem como a ampliação do atendimento a pessoas com necessidades especiais;

- Manutenção da denominação atual do local, em respeito à família de Anna Mansur de Azambuja;

- Manutenção e conservação pelo Poder Público, do espaço destinado à AMA, com disponibilização de água, luz e internet.

- A instalação do Museu da Colonização e da Casa da Cultura no prazo de cinco anos, a contar de doze meses após a efetiva doação do imóvel.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, a doação do imóvel possibilita uma série de projetos num só lugar. “Teremos museu, casa da cultura, centro cultural e auditório, além da manutenção do espaço que a AMA utiliza por décadas. É uma forma de fortalecer a entidade e suas atividades em prol das pessoas com necessidades especiais”, concluiu.

A presidente da AMA, Sra. Alci Pohl, enalteceu que a associação passa por dificuldades com seu funcionamento, por falta de recursos, e o apoio para continuar sua existência e funcionamento é fundamental.

O Museu da Colonização estava instalado na Feicap, e foi desmanchado devido aos riscos estruturais que a construção apresentou. A demolição ocorreu em 2019, antes da 14ª Feicap. Desde então não existe local adequado para o funcionamento do Museu da Colonização.

A Casa da Cultura do Município funciona no local inicialmente previsto para ser o Centro de Informações Turísticas de Três Passos, na Praça Reneu Geraldino Mertz.

Nesse sentido, a Administração formalizou proposta para doação do imóvel da AMA ao Município de Três Passos, que foi aceito pela Associação, mediante as condições acima informadas.