Secretaria de Agricultura e Apiceleiro participam de eventos apícolas em Balneário Pinhal

01/06/2023 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) e a Apiceleiro (Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Região Celeiro) participaram na sexta-feira (26) e no sábado (27), do 24º Seminário Estadual de Apicultura, 18º Encontro Estadual de Meliponicultura, 23º Concurso Estadual da Qualidade do Mel e 1º Concurso Estadual da Qualidade do Mel de Abelha sem ferrão, na cidade de Balneário Pinhal.

A participação ativa nesses eventos é fundamental para obter informações atualizadas e estabelecer parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento de ações e políticas públicas que estão sendo trabalhadas para o desenvolvimento do Programa Municipal de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura, no âmbito do município de Três Passos - Pró-Mel.

A programação contou com a presença da presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, da prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, do presidente da Federação Apícola do RS (Fargs), Ademir Haettinger e da pesquisadora Betina Blochtein.

Mara registrou a luta dos extensionistas para ajudar os apicultores e meliponicultores e a necessidade da busca de conhecimentos por parte dos produtores.

O extensionista da Emater, João Alfredo de Oliveira Sampaio, apresentou a linha do tempo com a evolução da apicultura e as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) desenvolvidas por 2.439 produtores que possuem quase cem mil colmeias, em 236 dos 497 municípios gaúchos. Já o apicultor Luís Alberto Schuh, do Apiário Adams, falou de sua experiência e oportunidades no mercado. Na sequência uma mesa redonda foi realizada.

A tarde a importância da polinização para as abelhas com e sem ferrão foram abordadas pelo presidente da Fargs, Ademir Haettinger, pela doutora em Biologia da Unisinos, Patrícia Nunes Silva, e pelo representante da Celena Alimentos S.A., Vantuir Scarantti.

No sábado (27) ocorreu a apresentação de diagnóstico da meliponicultura, feito pela doutora Sídia Freitas, da Seapi, e dos potenciais da meliponicultura, por Betina Blochtein e pela doutora da Embrapa Meio Ambiente de São Paulo, Jenifer Dias Ramos. Também palestra sobre saúde das abelhas sem ferrão, com a professora da Ufrgs, Karen Haag, e a veterinária da Prefeitura de Balneário Pinhal, Joyce Pigozzi.