Movimento Pró-Ponte busca recursos para a construção da ponte Tiradentes do Sul/El Soberbio

29/05/2023 | Por: Talisson Lange

A comitiva Pró-Ponte formada por lideranças brasileiras e argentinas participou na segunda-feira (29), de um encontro no Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, para viabilizar recursos que possibilitem a construção da ponte binacional entre Tiradentes do Sul (RS) e El Soberbio (ARG), sobre o Rio Uruguai.

A reunião foi promovida pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social, com a coordenação da presidente do Parlamento do Mercosul, deputada argentina Cecillia Britto, e pelo vice-presidente do parlamento, o deputado federal por São Paulo, Celso Russomanno, um dos articuladores deste encontro.

Em seguida, os prefeitos de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, e de El Soberbio, Roque Soboczinski, apresentaram o projeto para a construção da ponte, e uma perspectiva de como esta ponte irá beneficiar as regiões em ambos os países em um contexto de desenvolvimento econômico, social, cultural e de turismo.

Agora, discute-se de onde sairão os fundos para a construção da ponte. Conforme os deputados federais Carlos Gomes e Pompeo de Mattos, em contato com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o mesmo fará um esforço para viabilizar o custo do projeto.

A coordenadora técnica do FOCEM (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), Veronica Ríos, afirmou que é possível financiar 85% da construção da ponte, e os outros 15% são aportados pelos interessados.

Para a adesão a este fundo, é necessário concluir outros pontos, como o desenho da estrutura normativa, análise jurídica, padrão de qualidade ambiental da obra, os benefícios diretos e indiretos, sustentabilidade futura, postos de fronteira e outros.

Esteve presente os prefeito Arlei Tomazoni (Três Passos) e Marco Aurélio Nedel (Crissiumal), o Secretário Executivo da Amuceleiro, vereador Nader Ali Umar, o vice-prefeito de Esperança do Sul, Gilmar Lucini, o secretário de Fazenda de Tiradentes do Sul, Luis Carlos Sandri, os presidentes da CACIS, Enir Reginatto, e do Sindilojas, Antônio Afonso Granich.

Dos representantes argentinos no encontro, temos a presença do intendente e o vice-intendente de El Soberbio, Roque Soboczinski e Ricardo Leiva, o diretor de Turismo de El Soberbio, Victor Motta, o presidente do Conselho Deliberativo de San Vicente, Jorge Hasan, o representante da Associação de Turismo Alto Uruguay, Mario Hector Pereira, o reitor do Instituto EFA San Vicente de Paúl, Guillermo Bulak.

O FOCEM

Este é um fundo destinado a financiar programas para promover a convergência estrutural; desenvolver a competitividade; a coesão social, em particular das economias menores. É o primeiro mecanismo solidário de financiamento próprio dos países do Mercosul e visa reduzir as assimetrias do bloco. Os fundos são destinados aos países, e entregues em caráter de doação não reembolsável para financiar até os 85% do valor elegível por eles apresentados.