23/05/2023 | Por: Talisson Lange
O CTG Missioneiro dos Pampas realizou um feito histórico na 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, na cidade de Rio Grande, elegendo as primeiras prendas nas categorias juvenil e mirim, e a segunda prenda adulta do estado.
As prendas Laura Schweigert Braseiro (juvenil), Kelli Larissa Pletsch (mirim) e Cristina Kunzler Diemer (adulta), foram submetidas à avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades realizadas.
O concurso aconteceu de quinta-feira (18) a sábado (20), o mais antigo do calendário oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970, no município de Santiago.
As representantes da 20ª Região Tradicionalista (20ª RT), contam que o “Time Missioneiro” – intitulado por elas – estudou aproximadamente dez horas por dia, com treinamentos específicos para as provas, aulas com a declamadora Liliana Cardoso e o instrutor de dança, Rinaldo Souto.
A Administração Municipal de Três Passos recebeu as prendas no Gabinete da Prefeitura na tarde de terça-feira (23). “Para nós é motivo de muito orgulho. Esta façanha não veio de graça, e sabemos do esforço de cada uma delas e das famílias, é histórico e valorizamos. Parabéns às meninas e ao CTG Missioneiro dos Pampas”, enalteceram o prefeito Arlei Tomazoni, e o vice-prefeito Rodrigo Ipê.
A Ciranda é realizada nas categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha.