Administração Municipal reverte a doação do Polo Óleo Químico em Padre Gonzales

22/05/2023 | Por: Talisson Lange

Espaço não estava mais em uso pela FIDENE agora será utilizado pelo Município

O Município de Três Passos reverteu a escritura pública de doação do Polo Óleo Químico à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), realizada em 26 de setembro de 1991.

Em comum acordo, o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, e a reitora da universidade, Cátia Maria Nehring, assinaram na sexta-feira (19), os documentos da reversão da doação no tabelionato de notas.

Após a doação do espaço em 1991, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), executou edificações em 1992 e 1998, para o desenvolvimento de atividades nos espaços hoje conhecidos.

Por essas benfeitorias, o Município de Três Passos pagará de forma indenizatória o valor de R$ 1.066.742,22, dos quais R$ 566.746,22 de imediato e mais vinte parcelas mensais de R$ 25 mil, corrigidas mensalmente pelo IGPM, mais juros de 1% ao mês.

Conforme a reitora Cátia, acredita que a reversão do imóvel seja favorável às partes. “Estamos desenvolvendo as atividades científicas e tecnológicas em outro imóvel, e o prefeito Arlei tem grandes ideias para este local. Estamos felizes com o desfecho”, pontuou.

O prefeito Arlei, enaltece o bom diálogo entre as partes. “É uma ótima decisão que desde o princípio tivemos a cordialidade da universidade. É uma conquista da nossa gestão, onde teremos uma área nobre que irá beneficiar o município. Temos bons planos para o local”, encerrou.

O Polo Óleo Químico está localizado em Padre Gonzales e possui 21.912,31m². No local, teremos a            prática do viveiro municipal, que hoje encontra-se atrás do Parque de Máquinas. Quanto às edificações, serão reformadas para posterior desenvolvimento de atividades voltadas para a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (SMEC).

O ato de reversão da doação do Polo foi acompanhado pelo vice-prefeito, Rodrigo Ipê, o Procurador-Geral, Carlaile Ernesto Hörbe, e o vice-reitor de Administração da Fidene, Dieter Rugard Siedenberg.

Na segunda-feira (22), foi realizado um ato simbólico de entrega das chaves do local, também com a participação do secretário de Obras e Viação, Lauro Mohr, secretário de Planejamento, Vertner Quinot Both, Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Sirlei Vincenzi, secretária de Meio Ambiente, Glaciela Scherer, secretário de Educação, Desporto e Cultura, Osvaldir Urnau, a Primeira-dama, Jucemara Tomazoni e a supervisora do Campus Três Passos, Sandra Ottonelli.