11ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece em 16 de junho

22/05/2023 | Por: Talisson Lange

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social tem data marcada. O Município de Três Passos através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promove no dia 16 de junho, a conferência com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

As conferências de assistência social são espaços de participação com o objetivo de avaliar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS, e propor as diretrizes para o seu aperfeiçoamento, por meio de deliberações coletivas, considerando ofertas e garantias de direitos.

A Administração Municipal entende que estes são importantes espaços de controle social e de fortalecimento da cidadania. Nesse processo conferencial, cabe a gestão e ao CMAS apresentar à população suas realizações/ações e dificuldades enfrentadas.

Conforme a secretária de Assistência Social, Rosani Antunes do Nascimento, é um momento de prestação de contas de forma concreta. “É uma oportunidade de avaliar a política local do ponto de vista da garantia de direitos, bem como pensar a política pública que só pode se concretizar com financiamento público e participação social”, concluiu.

Para isso, o CMAS mobiliza usuários, trabalhadores, entidades, seus fóruns, movimentos e a sociedade civil como um todo, ampliando o alcance de suas ações na defesa e manutenção das conquistas alcançadas. A realização das Conferências Municipais são pré-requisito para que o município possa participar das conferências estadual e nacional.