Ponte Binacional Brasil/Argentina volta a ser pauta de reunião

19/05/2023 | Por: Talisson Lange

Lideranças políticas do Movimento Pró-Ponte, da Região Celeiro e El Soberbio, reuniram-se na tarde de quinta-feira (18), com o Ministro Argentino de Turismo e Desporto, Diego Conca Capasset, para dar andamento com o projeto da ponte de Porto Soberbo, que ligará Rio Grande do Sul à Argentina.

Após as eleições na federação vizinha, os trâmites do projeto seguem em processo. A ligação entre os países, hoje feita através de balsa, será construída 50 metros abaixo de onde, atualmente, é realizada.

O prefeito de Crissiumal, Marco Aurélio Nedel, cita que as duas nações concordam com a construção da ponte. “São apenas 464 metros de extensão. O local mais estreito e barato para esse investimento. Sem dúvidas trará um grande desenvolvimento para as duas regiões, Celeiro e Missiones”, pontuou.

O prefeito municipal de Três Passos, Arlei Tomazoni, salientou que a execução desse projeto é fundamental. “Estamos falando de emprego, turismo, escoamento da produção, negócios e desenvolvimento. Estamos crentes de que o esforço empregado nesse processo irá gerar grandes frutos”, concluiu.

O presidente do Sindilojas, Antônio Afonso Granich (Cuca), enalteceu também a possibilidade da abertura da balsa aos domingos. “Teríamos um grande benefício se pudéssemos acertar essa demanda. Grupos turísticos, comerciais e outros seriam atingidos”, encerrou.

Participaram da reunião o vereador presidente da Câmara de Vereadores de Tiradentes do Sul, Aliomar de Godoy, o secretário de Fazenda de Tiradentes do Sul, Luis Carlos Sandri, o empresário Sérgio Lamb, o prefeito de El Soberbio, Roque Soboczinski, vice-prefeito Eusebio Ricardo Leiva, o Chefe de Navegação de El Soberbio, Loza Damian, e o professor argentino Guillermo Bulak.