Semana da Enfermagem contempla alunos e profissionais da saúde

19/05/2023 | Por: Talisson Lange

A Semana da Enfermagem foi concluída com sucesso. Promovida pela EFA, Unijuí, Prefeitura Municipal e Hospital de Caridade (HCTP), dezenas de profissionais e estudantes puderam conferir palestras e momentos culturais.

Os participantes puderam ouvir informações valiosas da Ginecologista e Obstetra - Fabiana Guerra Fioravante Sartori, Neurocirurgião e Neuropsiquiatra - José Chavez Ortiz, professora doutora Janaina Machado Sturza e do vice-prefeito, pastor Rodrigo Ipê.

Entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820, e é considerada a mãe da enfermagem moderna.

Já no dia 20 de maio é a vez dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, sendo a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.

A Administração Municipal destaca que o trabalho dos profissionais sempre foi muito importante, mas nos últimos anos tornou-se vital para o cotidiano da sociedade, seja gerenciando as unidades de cuidado intensivo, realizando planos terapêuticos interdisciplinares ou liderando equipes multidisciplinares de saúde coletiva e individual, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um trabalho brilhante e que deve ser reverenciado todos os dias.