Programa “TEAcolhe” é pauta entre Administração Municipal e Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

18/05/2023 | Por: Talisson Lange

O vice-prefeito Rodrigo Ipê, e a secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer estão cumprindo agenda em Porto Alegre, e foram recebidos na quarta-feira (17), pela assessora parlamentar, Silvani da Silva, e o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp.

Na oportunidade, além das demandas do município, o programa “TEAcolhe” foi pauta. O projeto trabalha a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, destinado a garantir e promover o atendimento às necessidades específicas, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, à cidadania e ao apoio às suas famílias.

Conforme o vice-prefeito, Rodrigo Ipê, é um orgulho muito grande ter a oportunidade de buscar auxílio para o público autista. “É uma alegria sermos tão bem recebidos e com a possibilidade de ajudar a nossa APAE”, pontuou.

Karine Sott Gartner, diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), conta que a instituição busca o credenciamento no projeto e possui estrutura física, equipamentos e profissionais habilitados com formação específica para atender este público que cresceu consideravelmente nos últimos anos.

“Devido a nossa capacidade limitada de atendimento, em função de aportes financeiros insuficientes, muitos pacientes estão ficando em lista de espera para atendimento, que em sua maioria pequenos e que sem tempo para esperar por vaga em serviços de referência. São casos urgentes, que estão em risco de agravamento de seus quadros se não entrarem prontamente em atendimento clínico nas diversas áreas”, Karine Sott Gartner.