Secretaria de Saúde estimula prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal durante o "Maio Vermelho"

11/05/2023 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos está realizando ações alusivas ao Maio Vermelho, o qual estimula a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Neste sentido, todas as unidades de saúde estão abertas para receber a comunidade e efetuar a avaliação.

Conforme a secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer, este mês simboliza um conjunto de ações de conscientização para prevenção do câncer de boca. “A campanha é alusiva ao dia 31 de maio, Dia de Luta Contra o Câncer Bucal, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco”, pontuou.

As equipes de saúde bucal da rede municipal estão disponíveis para avaliação dos pacientes para identificar alterações que possam estar relacionadas ao câncer de boca, doença que possui como principal fator de risco o tabagismo.

As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência. Fazer o autoexame em casa é simples e ajuda na identificação de alterações bucais e prevenção do câncer bucal.

1 – De frente para o espelho, lave a boca, toque suavemente com as pontas dos dedos toda a face para ver se há algum sinal que não havia notado anteriormente.
2 – Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe a mucosa. Em seguida faça o mesmo com o lábio superior.
3 – Com o dedo indicador, examine os dois lados da bochecha. Ainda com a ponta do dedo indicador, examine a gengiva.
4 – Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo. Em seguida, procure tocar todo o assoalho (a base) da boca.
5 – Ponha a língua para fora e observe a parte de cima dela. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxe a língua para a esquerda e depois para a direita.
6 – Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.
7 – E, finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

Os principais sinais que devem ser observados são:

- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca, bochecha);
- Nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente;

Nos casos mais avançados observam-se os seguintes sintomas:

- Dificuldade de mastigação e de engolir;
- Dificuldade na fala;
- Sensação de que há algo preso na garganta;

Lembre-se, mesmo sem encontrar nenhuma alteração, a visita ao dentista não deve ser esquecida.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024