Secretaria de Saúde investe significativamente em atendimentos

09/05/2023 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal de Três Passos, através da Secretaria de Saúde, permanece investindo na qualificação e oferta de exames e consultas em suas diversas especialidades.

Desde 2021, os números aumentaram significativamente. Somente na atenção básica a quantidade de consultas médicas nas Unidades de Saúde somam, até o final de 2022, 64.601 atendimentos. A área odontológica soma 15.926 em dois anos.

O número de consultas e exames através do CISA (Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) também é expressivo. Somados 2021 e 2022, chega a 41.648 atendimentos, resultando no investimento de R$ 3.151.263,48 de recursos próprios economizados pela atual gestão.

Conforme a secretária de Saúde, Maria Helena Krummenauer, esses mais de R$ 3 milhões são referentes aos exames e consultas especializadas de cardiologia, urologia, reumatologia, pneumologia, fisioterapias, biópsias, ultrassom, ressonâncias e outras. “Alguns não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outros são, mas os quantitativos que o Governo Federal disponibiliza não são suficientes, e nós cobrimos essas despesas”, concluiu.

Somente nos exames laboratoriais (os quais o SUS não cobre), foram investidos R$ 636.294,31, com a compra dos mesmos em laboratórios especializados através de processo licitatório.

O prefeito municipal, Arlei Tomazoni, acredita que o investimento em saúde deve ser intensificado cada vez mais. “A proposta da nossa gestão é justamente essa. Mais investimentos na área da saúde, tanto na secretaria quanto no Hospital, e assim estamos fazendo. Não somente em valores, mas também na qualificação do profissional”, pontuou.

Além do aumento significativo de atendimentos e valores aplicados no setor, a Administração Municipal está prestes a inaugurar a nova sede da Secretaria de Saúde, próximo ao CIAC/SUS, e desenvolve programas como o “Melhor em Casa”, e a “Rede Bem Cuidar”, que incentiva a Atenção Primária à Saúde.