CITEGEM vai debater estratégias para gestão dos resíduos sólidos

05/05/2023 | Por: Talisson Lange

- População em geral está convidada a participar –

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM) vai realizar no dia 18 de maio, uma Audiência Pública para aprovação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS).

De acordo com a diretoria do CITEGEM, o Plano foi elaborado com a assessoria da empresa kcef Engenharia, sendo um documento de extrema importância uma vez que abrange a gestão de resíduos em seus 12 municípios consorciados.

A engenheira ambiental, Luma Tejada, enfatiza que o principal objetivo do PGIRS é a redução na geração, a ampliação das ações de reutilização e reciclagem e o tratamento adequado para a disposição final. “O Plano contém a estratégia geral dos responsáveis pela geração dos resíduos para proteger a saúde humana e o meio ambiente”, ressalta.

O presidente do CITEGEM, prefeito Arlei Tomazoni, informa que o plano vem sendo elaborado há mais de um ano. “Contamos com a participação de representantes da sociedade civil, nesta Audiência Pública, para podermos debater o diagnóstico e as estratégias até então elaboradas para a gestão dos resíduos em nossa região”, pontua.

O evento será realizado no Auditório Municipal de Humaitá, a partir das 9h, estando a população em geral, que faz parte dos municípios de abrangência do Consórcio, convidada a participar.