Segurança nas Escolas é pauta em Chapecó-SC

04/05/2023 | Por: Talisson Lange

O vice-prefeito, Rodrigo Ipê, junto com o secretário de Educação, Desporto e Cultura (SMEC), Osvaldir Urnau e o vereador Ingomar Sandtner, se deslocaram até o município catarinense de Chapecó.

Na oportunidade, foram recepcionados pelo prefeito municipal, João Rodrigues, onde dialogaram sobre as demandas de cada município, principalmente voltado para a área da educação.

Em seguida deslocaram-se para a Escola Municipal Severiano Rolin de Moura, quando foram orientados pela gestora Josenara, vice-gestora Raquel e o gerente de manutenção, Cristino, nesta que é uma das pioneiras na instalação de portas giratórias com detectores de metais, instaladas, até o momento, em cinco instituições da rede municipal de ensino.

O vice-prefeito Ipê, ressalta a importância de ter um olhar atento para esta situação. “Possuímos câmeras de monitoramento internas e externas e nossos profissionais são extremamente cuidadosos, mas mesmo assim, estamos estudando possibilidades de confortar os corações apreensivos com medidas eficazes”, concluiu.

A Administração Municipal, em parceria com as forças de segurança e os gestores dos educandários de Três Passos, estão unidos quanto à ideia de garantir mais segurança aos 3.100 alunos da rede municipal de ensino. Tanto é que a Brigada Militar vem intensificando o patrulhamento preventivo nas escolas e a Polícia Civil analisando informações de possíveis ataques.

O secretário da SMEC, Osvaldir Urnau, enfatizou o trabalho à frente da pasta. “Nós conversamos com os gestores, com os pais, com a BM e a PC. Estamos alinhando estratégias e decisões assertivas no enfrentamento de situações adversas”, complementou.

As forças de segurança pública ressaltam que é necessário saber filtrar as informações que são disseminadas pelo WhatsApp, com checagem de fonte, se é Fake News ou não.