Secretaria de Saúde visita o Centro de Simulação Realística da Universidade de Passo Fundo

04/05/2023 | Por: Talisson Lange

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos recebeu um convite da Universidade de Passo Fundo (UPF), para conhecer o Centro de Simulação Realística (CSR), na quarta-feira (03). Este é um espaço totalmente novo e com o que há de mais moderno no mundo.

O local permite aos estudantes e profissionais da área da saúde em nível de graduação, pós-graduação e extensão o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos médicos, utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual.

Os manequins podem representar uma infinidade de patologias e agravos de saúde, com isso podem aprender como proceder em situações como parada cardiorrespiratória, infarto, AVC, choques, asfixia, hemorragias, ferimentos, fraturas, queimaduras, convulsões, entre outros.

Conforme a secretária da pasta, Maria Helena Krummenauer, foi um dia maravilhoso. “Essa visita orientada com os professores da faculdade é sensacional. Eles colocaram cursos à disposição do Município, e assim vamos nos organizar para que nossos profissionais recebam a melhor capacitação possível e de forma constante, pois nessa área há novidades a todo o instante”, concluiu.

Além de acadêmicos dos cursos da área da saúde da UPF, o espaço possibilitará a atualização e o aperfeiçoamento de profissionais, atendendo as necessidades de prefeituras, coordenadorias de saúde, instituições de saúde e educação, por exemplo.

O espaço visa atuar positivamente nos processos de ensino-aprendizagem para estudantes e profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Educação Física, Psicologia, Odontologia e Serviço Social.