Alunos das escolas do campo recebem o primeiro pagamento do Bolsa de Estudos Rural

28/04/2023 | Por: Talisson Lange

Com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens no meio rural, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura (SMEC), implantou em 2023 o projeto “Bolsa de Estudos Rural”.

A pasta iniciou neste mês o pagamento aos estudantes que integram o Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, referente aos meses de março e abril, totalizando R$ 20.073,90.

Ao todo, 104 estudantes do 6º ao 9º ano, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Wally Elisa Hartmann, Guia Lopes, José de Anchieta e Dom João Becker receberam os seguintes valores:

– Aluno do 6º ano – 10 URM (R$ 57,30)

– Aluno do 7º ano – 15 URM (R$ 85,95)

– Aluno do 8º ano – 18 URM (R$ 103,14)

– Aluno do 9º ano – 20 URM (R$ 114,60)

O Bolsa de Estudos Rural é voltado aos alunos que residem no meio rural e estudam nas quatro escolas do campo. “Eles terão um valor mensal de incentivo na elaboração de seus projetos e também nas aulas técnicas em suas propriedades. O jovem poderá elaborar um projeto de vida para ficar no interior”, ressalta o secretário da SMEC, Osvaldir Urnau.

Conforme o prefeito municipal, Arlei Tomazoni, a iniciativa visa frear a evasão dos jovens para a cidade, evitando a carência de mão de obra no meio rural, algo bastante presente nos tempos atuais, e garantindo a sucessão rural. Em 2022, os alunos das escolas apresentaram 117 projetos, com a participação ativa dos técnicos que auxiliam no desenvolvimento do programa.

Projetos em diferentes áreas do setor agropecuário foram desenvolvidos: bovinocultura de leite, suinocultura, produção de galinha caipira, produção de hortaliças, preservação da mata ciliar, apicultura, fumo, piscicultura, produção de mandioca em pequenas propriedades rurais, entre outras temáticas.