Três Passos está entre as Melhores Cidades do Brasil pelo ranking da Revista ISTOÉ

06/10/2015 | Por: Elenara de Oliveira

Município destacou-se em 42º lugar na área da saúde das cidades de pequeno porte com até 50 mil habitantes

Entre os 5.565 municípios mapeados pela Revista ISTOÉ através da Austin Rating, Três Passos está na 42ª colocação das 4.957 cidades de pequeno porte avaliadas, no quesito saúde, escolhidas no ranking “As Melhores Cidades do Brasil”. Sendo que foram premiadas as primeiras 50 cidades mais bem colocadas no ranking.

O ranking “As Melhores Cidades do Brasil”, foi elaborado por meio do Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), sendo uma das avaliações mais respeitadas conferidas em cima da melhora dos indicadores nos últimos 10 anos. É calculado com base em indicadores, como IBGE, STN, Ministério do Desenvolvimento, entre outros, analisados de forma qualitativa e quantitativa, permitindo avaliação precisa dos municípios.

Para o prefeito Zé Carlos Amaral, este resultado é de grande importância a todo o município, que vem firmando-se como um Polo Regional. Ele acredita que o posto conquistado através da saúde, é um orgulho muito grande e merecido pelo contexto em que o município se encontra, principalmente pelos investimentos e pelas políticas públicas área. “Estar entre as 50 melhores cidades do Brasil em saúde, incentiva não só a administração pública a gerir cada vez melhor a cidade, mas também serve de estímulo e motivação para toda à população”, destaca o prefeito.

O lançamento do ranking foi realizado em São Paulo, no mês de setembro, em uma cerimônia que contou com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e centenas de prefeitos, deputados e políticos de todas as agremiações partidárias.

Estudo analisou melhora dos indicadores nos últimos 10 anos

De acordo com os realizadores do estudo “As melhores cidades do Brasil 2015”, a premiação é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país porque foi concebido a partir de dados oficiais.

De forma inédita, o levantamento utilizou mais de 212 indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas de gestão no Brasil.

Foram analisados uma série de indicativos agrupados em quatro pilares fundamentais: indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. O estudo completo está no Anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, da Revista ISTOÉ lançado no início de outubro.

Ao todo, 5.565 municípios brasileiros foram avaliados e divididos em três categorias: pequeno porte, que são as cidades de até 50 mil habitantes (4.957 cidades ou 89,07% do total); médio porte, de 50.001 a 200 mil habitantes (8,54% do total) e, de grande porte, acima de 200.001 habitantes, que totalizaram 133 cidades (ou 2,39% do total).

POR QUE TRÊS PASSOS É DESTAQUE?

Três Passos destacou-se no quesito saúde, um desempenho possível em função da participação social e de uma série de políticas públicas colocadas em curso nos últimos anos que trouxeram impactos positivos.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Maria Helena Krumennauer, a Saúde de Três Passos, vem consolidando o Sistema Único de Saúde – SUS, através de seus bons indicadores. “A Saúde de Três Passos é desenvolvida através de um planejamento sólido, com investimento além do percentual necessário que deve ser aplicado pelo Município. Nos preocupamos com o bem-estar da população, na melhoria da sua qualidade de vida”, ressaltou.

Além de desenvolver várias ações e atividades que contribuem para a avaliação positiva, participa de programas que consolidam este resultado, como, por exemplo: 100% de ESFs; NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; Saúde Prisional; PSE - Programa Saúde na Escola; E-SUS – informatização das Unidades de Saúde; Laboratório Regional de Prótese; Programa Três Passos em Movimento; SISPRENATAL – Saúde da Mulher; SISCOLO  e SISMAMA – Saúde da Mulher; Grupos de Saúde como: hipertensos, diabéticos, saúde mental, planejamento familiar, adolescentes , fumantes, bebê sadio; Central de Agendamento de Exames; Oferece medicamentos Básicos, do Estado e Judiciais; Farmácia Popular e Saúde não tem preço; SIPNI – Programa de Vacinas; Programa de Triagem Neonatal; Saúde do Homem; e Academias de Saúde.

O Município recebeu um selo que destaca Três Passos como uma das 50 melhores cidades do país com até 50.000 habitantes. Este selo fará parte dos materiais de divulgação do município, com o objetivo de fomentar ainda mais o sentimento de orgulho de viver nesta cidade, atraindo os olhares de novos empreendedores para que invistam em Três Passos e contribuam para o desenvolvimento desta terra.