CITEGEM conquista R$ 1 milhão em recursos

17/04/2023 | Por: Talisson Lange

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional (CITEGEM), foi contemplado com recursos na ordem de R$ 1 milhão através do Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRDL), presidido pelo MPRS, durante a 12ª Sessão Extraordinária realizada neste dia 13 de abril, em Porto Alegre.

Ao todo 70 projetos foram analisados, sendo quatro contemplados, dentre eles o apresentado pelo CITEGEM. O valor vai ser utilizado para aquisição de um trator de esteira para manuseio do aterro sanitário do consórcio.

O consultor técnico da Prefesul, Paulo Pedro Serafini, empresa que presta consultoria ao CITEGEM, considerou esta uma conquista inédita, capitaneada em três meses de muito trabalho. A Prefesul foi a responsável pela elaboração do projeto, articulando junto ao MP e conselheiros da sociedade civil, para que entendessem a importância do projeto para a causa ambiental.

Para o presidente do Conselho Gestor, o promotor de Justiça Daniel Martini, o julgamento consolidou ainda mais o trabalho desempenhado pelo Fundo. Ele, que é conhecedor da realidade e da dificuldade do manuseio de resíduos sólidos, destacou que os R$ 9 milhões, revertidos do ilícito, irão beneficiar projetos que atentam, entre as temáticas, a proteção ao meio ambiente.

O presidente do CITEGEM, prefeito de Três Passos, Arlei Tomazoni, ressaltou que uma das metas da diretoria do consórcio é a captação de recursos para investir na melhoria da infraestrutura, dos serviços oferecidos aos municípios e, principalmente tornar o aterro sanitário cada vez mais ambientalmente correto.

A destinação deste recurso vai contribuir e beneficiar indiretamente toda a população regional que dispõe do serviço do Consórcio, integrado pelos municípios de Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Sede Nova, São Martinho, São Valério, Tiradentes do Sul e Três Passos.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 16/07/2024