Secretaria de Agricultura realiza reunião Técnica ATEG Apicultura

12/04/2023 | Por: Talisson Lange

No dia 11 de abril, reuniram-se diversas lideranças, técnicos, apicultores e meliponicultores de Três Passos e região, para apresentar a proposta de trabalho do ATEG Apicultura - Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.

A reunião contou com expressiva participação e a presença do prefeito municipal, Arlei Tomazzoni, secretário de Agricultura, Luis Dietrich, que destacaram a importância do trabalho.

O Presidente do Sindicato Patronal de Campo Novo, Geraldo Bosa, destacou a participação da entidade na articulação e na oferta de capacitação aos agricultores através do SENAR. O Presidente da APICELEIRO, Dirceu Reis, exaltou a importância da associação que este ano está comemorando 40 anos.

O Médico Veterinário Guilherme Saldanha, da Inspetoria Veterinária, falou sobre a importância dos Apicultores e Meliponicultores cadastrarem-se junto à inspetoria para regularizarem a atividade, e comentou sobre os estudos técnicos sobre as principais doenças e pragas da Apicultura, e da estrutura de laboratórios disponíveis para o encaminhamento de amostras e análises.

A equipe do SENAR teve a participação da supervisora Estadual do ATEG Apicultura, Médica Veterinária Paola Juchem, o técnico de campo Médico Veterinário Lucas Araújo, e a médica veterinária Diane Pess, que acompanhará os trabalhos a campo.

Os participantes do programa serão acompanhados durante 36 meses com assessoria técnica e gerencial, com visitas mensais aos apiários verificando o manejo, níveis de produtividade, custo de produção e possibilidade de crescimento da atividade.

O evento foi organizado e idealizado pelo Engenheiro Agrônomo Evandro Augusto Colombo, responsável pelo Programa de Apicultura e Meliponicultura, onde destacou a elaboração da Lei Municipal de incentivo a atividade e a realização do 1º Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura, nos dias 06 e 07 de outubro. A Secretaria de Agricultura agradece a equipe do Grêmio de Bela Vista pela cedência do espaço e elaboração do jantar de confraternização.