Três Passos promoveu o 1º Seminário Municipal de Associativismo Rural

30/09/2015 | Por: Elenara de Oliveira

- Iniciativa apresentou a evolução, trabalhos e projetos desenvolvidos nas associações rurais, além de, promover um debate sobre o tema -

A Administração Municipal de Três Passos através da Secretaria Municipal de Agricultura promoveu neste dia 29 de setembro, o 1º Seminário Municipal de Associativismo Rural, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O coordenador do evento, o engenheiro agrônomo e técnico Evandro Colombo, enfatizou que o objetivo do Seminário é apresentar a situação, evolução e trabalhos desenvolvidos pelas associações rurais nos distritos, além dos trabalhos dos técnicos cedidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e fazer uma avaliação das ações.

Lançador do desafio da realização do Seminário de Associativismo Rural, o prefeito Municipal de Três Passos, Zé Carlos Amaral, enfatizou a importância do evento para trocas de informações entre as associações, as quais atendem todos os tipos de agricultores, sendo este, um programa inovador no Estado. Ele agradeceu a presença de todos os organizadores e os presentes no evento. “Lançamos uma proposta desafiadora que hoje está sendo cumprida e que renderá boas trocas de conhecimento, o que contribui para o aprimoramento deste Programa inovador na Região e no Estado”, salientou.

Após o lançamento do vídeo sobre o Programa de Associativismo Rural de Três Passos, o assessor de planejamento, Andrigo Wiebling, apresentou um panorama do programa no município.

Pela parte da manhã, as associações que compõem o Programa Municipal de Associativismo Rural, apresentaram as ações e os trabalhos desenvolvidos. São elas: Associação Guia Lopes de Desenvolvimento do Distrito da Floresta; Associação Bispo Pedro Fernandes Sardinha de Desenvolvimento do Distrito de Bela Vista; Associação de Desenvolvimento Wally Elisa Hartmann do Distrito de Erval Novo; Associação de Desenvolvimento Padre Gonzales do Distrito de Padre Gonzales; e Associação de Desenvolvimento Novo Horizonte, do Distrito de Santo Antônio.

Ao meio dia ocorreu um almoço de confraternização, e à tarde, um debate sobre Associativismo Rural e avaliação do evento entre os presentes. Decidiu-se pela realização de um segundo Seminário, levando-se em conta as ponderações destacadas. Além disso, dentro do Conselho Agropecuário será criado um fórum permanente de debates com capacitações sobre o tema associativismo rural.

O secretário Municipal de Agricultura Tarcisio Kuhn, ao final do encontro, agradeceu a participação de todos os presentes e salientou que os recursos repassados pela Administração Municipal são para incentivar às associações. “Parece ser um aporte pequeno, mas que serve de motivação para o Programa, uma iniciativa nova, e que vamos aperfeiçoando e avançando”, ressaltou. Ele enfatizou o trabalho dos técnicos cedidos para as associações. “Os técnicos no campo são uns heróis e agradeço aos agricultores por aceitarem receber este conhecimento levado por eles. E todos os resultados vistos neste 1º Seminário é uma soma de esforços”, finalizou.

Participaram do evento secretários Municipais, técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, associados das associações rurais, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Cresol, Cotricampo, Coopertrês, Uergs, Assuípassos, JBS e Conselho Agropecuário.