Benefícios do consumo de pescado em nossa alimentação

05/04/2023 | Por: Talisson Lange

Você sempre come peixe ou só na Semana Santa? Saiba que o pescado é uma excelente fonte de proteína, possui baixa taxa de gordura e presença de ácidos graxos insaturados, com diversos benefícios para o ser humano pois possui alto valor biológico, sendo uma importante fonte de aminoácidos.

Apesar de sua importância nutricional, é um alimento pouco consumido no Brasil quando comparado aos bovinos, suínos e aves, o que pode ser explicado pelo fator cultural, o valor elevado em relação às outras carnes, falta de conhecimento relacionado ao valor nutricional, e outros fatores que desfavorecem o consumo.

De acordo com a presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Albaneide Peixinho, “além de reduzir o risco de morte por doenças do coração, seu consumo frequente pode diminuir o risco de vários outros efeitos adversos à saúde, como transtornos do desenvolvimento, depressão, ansiedade, demência e doenças inflamatórias”, alerta a nutricionista.

Comer mais pescado e incentivar esse hábito é muito importante, porém o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) faz um alerta, que é preciso redobrar a atenção na hora de comprar o peixe, verificando a procedência.

Se o produto possui selo de “INSPECIONADO”, que pode ser um selo do SIM, SIE, SIF, SUSAF ou SISBI, verificando prazo de validade, se a embalagem está intacta, congelado a -18ºC e sua descrição no rótulo.

Todos estes cuidados devem ser tomados pois o peixe é um alimento de rápida degradação, razão para cuidados na hora da compra.

Mude seu cardápio, com o consumo periódico de pescados inspecionados, sua saúde agradece!

O serviço de Inspeção Municipal de Três Passos atua para a sua segurança alimentar.