Executivo Municipal recebe servidores do Instituto Médico Legal (IML)

04/04/2023 | Por: Talisson Lange

A Administração Municipal recebeu na manhã de terça-feira (04), junto ao Gabinete da Prefeitura, servidores do Instituto Médico Legal (IML) que atua em Três Passos e região.

Na oportunidade, vieram solicitar um espaço para realizar os atendimentos junto ao prédio administrativo, visto que o lugar onde hoje é utilizado é da Câmara Municipal de Vereadores.

O encontro contou com a presença do prefeito municipal, Arlei Tomazoni, vice-prefeito, Rodrigo Ipê, Secretarias de Saúde e Assistência Social e Procuradoria-Geral (PGM), onde ficou acordado que o Município cederá o referido espaço. “Nós entendemos que é dever do Estado, mas iremos auxiliar pois sabemos da importância do trabalho desenvolvido por estes profissionais”, concluiu o prefeito.

O IML fornece bases técnicas em Medicina Legal para o julgamento de causas criminais. A mais conhecida é a necropsia, vulgarmente chamada de autópsia – exame do indivíduo após a morte.

No entanto, associar o IML exclusivamente às necropsias é errado, pois este tipo de exame constitui-se em apenas 30% do movimento do instituto. A maior parte do atendimento (70%) é dada a indivíduos vivos, pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito, agressões, acidentes de trabalho e outros.