Conselho Municipal de Agropecuária elege nova diretoria

30/03/2023 | Por: Talisson Lange

Na quinta-feira (30), reuniram-se no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em Três Passos, os membros do Conselho Municipal de Agropecuária, dos quais fazem parte dezenove entidades ligadas direta ou indiretamente à produção agropecuária e aos produtores/trabalhadores rurais do Município.

O conselho tem caráter consultivo e deliberativo, com a função de discussão, análises e elaboração das diretrizes gerais da política agropecuária, visando assessorar os órgãos da administração pública ou entidades privadas nas suas atividades operativas.

Em pauta, houve a apresentação de novos membros do conselho e a eleição da mesa diretora. O presidente é Kelvis Rauber, chefe do escritório da Emater, o presidente do STR, Erhardt Hepp é o vice-presidente, o representante do Sindilojas, José Maurício Freling como tesoureiro, e secretário, o Secretário Municipal de Agricultura, Luis Dietrich.

Na oportunidade foram apresentados quatro projetos de financiamento para o Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais de Três Passos, e aprovados. Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Unidade de Produção Agropecuária, em nome do Produtor Carlos Roberto Renz, que terá como função servir de referência na área de Piscicultura municipal, a qual será subvencionada com 2.000URM (R$12.100,00) através do Programa Municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura (Pró-peixe).

Foi formado o comitê gestor do Programa Municipal de Agroindústrias (Pró-Agroindústria), que será composto pelos conselheiros Kelvis Rauber, Luis Dietrich, Leandro Rafael Becker, Dirceu Luis Reis, Gilmar Urnau e Erhardt Hepp.

As principais funções atribuídas do comitê serão de avaliar, aprovar ou indeferir propostas de adesão do beneficiário ao programa, ou descredenciá-lo quando do não cumprimento das determinações exigidas pelo programa e aprovar a concessão de qualquer incentivo ou benefício do programa.

Ainda foi compartilhado com os conselheiros sobre o recurso de R$ 116.159,04 que o Governo Estado depositou para o município referente ao “Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, onde o Município foi contemplado com abertura de 12 microaçudes para as propriedades selecionadas. O próximo passo é a abertura de licitação para contratação de empresa que irá realizar o serviço de abertura desses açudes.

Também foi abordado sobre o evento 1º Celeiro de Negócios, que será realizado em agosto, promovido pelas entidades ligadas ao setor agropecuário do município, com o objetivo de trazer diversas novidades e soluções em tecnologias para os agricultores interessados em resultados de investimentos e inovação, com potencial impacto no mercado e na criação de novas perspectivas de negócios.

As reuniões ordinárias são realizadas sempre na última quinta-feira do mês, às 9h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, aberta ao público em geral que pode participar.