Programa Pró-Peixe fomenta a criação e agroindustrialização de pescados

27/03/2023 | Por: Talisson Lange

O Programa Pró-Peixe do município de Três Passos está em fase de implementação. Até o momento foram realizadas mais de 400 horas-máquina de apoio aos piscicultores e agroindústria de pescado.

Instituído pela Lei Municipal 5675/2021, o programa Pró-Peixe de maneira inédita apoia o trabalho para a criação e agroindustrialização de pescados no município, desafio assumido pela Administração Municipal de maneira a estimular uma nova cadeia produtiva.

A suinocultura, bovinocultura de leite e avicultura, entre outras atividades agropecuárias, desempenham papel estratégico de geração de renda.  Com o desenvolvimento do programa, em uma visão de médio e longo prazo, pretende-se ocupar um lugar de destaque, diversificando a matriz produtiva municipal, sendo mais uma opção de renda aos agricultores.

Três Passos desempenha uma produção tímida em termos regionais e estaduais de peixes de cultivo, portanto a criação do programa Pró-Peixe, visa tornar-se referência na área de piscicultura, e para isso conta com empreendedores locais que compartilham os riscos para maximizar os resultados.

Dentre os benefícios, o município oferece possibilidade de regularização ambiental e até 50 horas máquinas por empreendimentos e futuramente a carne de peixe poderá ser incluída na merenda escolar, de maneira a estimular o consumo.

O Brasil produziu 841.005 toneladas de peixes de cultivo (tilápia, peixes nativos e outras espécies), em 2021, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR). O resultado representa um aumento de 4,7% sobre a produção de 2020 (802.930 toneladas). A região Sul, composta por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana é a região com maior produção nacional com um volume de 269,300 toneladas.

Nesse contexto, o Programa Pró-Peixe visa incrementar a produção primária e agroindustrial do município, através de ações e incentivos ligados à cadeia produtiva. Até o momento foram beneficiados seis piscicultores com serviços de máquinas e três estão na agenda para a realização de serviços de máquinas.  Dentre esses, oito receberam aeradores de 1,5CV para a utilização nos tanques. Conforme fonte da secretaria existe uma procura muito grande de informações sobre a inscrição no programa.